Pré-candidato a governador de Pernambuco, o deputado federal Danilo Cabral (PSB) lamentou a morte da menina Heloysa Gabrielly, de 6 anos, durante ação de policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope), em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca. O socialista disse que a situação na região é grave, mas que “não deve ser politizada”.
“Segurança pública, para ser efetiva, precisa do envolvimento de toda a sociedade, poderes, entidades, fortalecendo a cultura de paz e promovendo um conjunto de ações de prevenção e repressão à criminalidade. O governo do estado, além de reforçar as forças de segurança no Litoral Sul para restabelecer a paz, assegurou que o caso será apurado com o máximo rigor", afirmou Danilo Cabral, por meio de nota, enviada nesta sexta-feira (1º), após ser questionado pela reportagem do JC a respeito deste caso.
Nestes últimos dias, de olho nos prazos eleitorais, o deputado federal tem participado ao lado do governador Paulo Câmara, de diversos atos partidários ligados a filiação de pré-candidatos que vão disputar uma vaga na Câmara e na Assembleia Legislativa de Pernambuco.
Inclusive, mais de 24 horas após a morte de Heloysa, o chefe do Executivo estadual afirmou que passou essa quinta-feira (31), acompanhando a situação de Porto de Galinhas e garantindo o reforço do efetivo policial para "restabelecer restabelecer a tranquilidade no Litoral Sul".
Agenda política
Apesar da crise de segurança pública instaurada em Porto de Galinhas, onde o comércio amanheceu fechado e a população está amedrontada com o conflito envolvendo facções criminosas, a agenda partidária do PSB com a presença do governador Paulo Câmara foi mantida nesta sexta-feira (1º).
Danilo Cabral destacou a conclusão do processo de filiações partidárias as legendas que integram a Frente Popular de Pernambuco, em um ato que marcou o ingresso de novos quadros no PSB. Entraram na legenda hoje o deputado estadual Guilherme Uchoa Júnior, sua irmã, Geovana Uchoa, e diversas lideranças femininas.
O evento foi realizado na sede do PSB, no Recife, com as presenças do chefe do Executivo, que é vice-presidente nacional do PSB, do presidente estadual da sigla, Sileno Guedes, entre outros atores políticos.
Pela manhã, Danilo Cabral esteve na filiação ao PCdoB do ex-reitor da Universidade de Pernambuco, Pedro Falcão, pré-candidato a deputado estadual. Em seguida, ele também participou da filiação do ex-deputado federal e ex-prefeito de Igarassu, Severino Ninho, na sede do MDB.
Confira na íntegra a nota do pré-candidato a governador de Pernambuco Danilo Cabral:
"Lamento profundamente a morte de Heloysa Gabrielle e quero prestar solidariedade à toda sua família. Defendo a rigorosa apuração dos fatos e a punição dos responsáveis. O fato ocorrido em Porto de Galinhas é grave e não deve ser politizado. Segurança pública, para ser efetiva, precisa do envolvimento de toda a sociedade, poderes, entidades, fortalecendo a cultura de paz e promovendo um conjunto de ações de prevenção e repressão à criminalidade. O governo do estado, além de reforçar as forças de segurança no Litoral Sul para restabelecer a paz, assegurou que o caso será apurado com o máximo rigor."