'Maior desafio do futuro governador de Pernambuco será o combate à desigualdade', afirma Raquel Lyra

A declaração da ex-prefeita de Caruaru foi dada durante entrevista à Band News na manhã desta sexta-feira
Renata Monteiro
Publicado em 29/04/2022 às 17:09
VISÃO Raquel Lyra diz que desenvolvimento passa por PPP's e concessões Foto: PSDB/DIVULGAÇÃO


Pré-candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) afirmou nesta sexta-feira (29) que o principal desafio que o próximo chefe do Executivo estadual deve enfrentar durante a sua gestão é a desigualdade social que vem atingindo os pernambucanos já há alguns anos. A declaração da ex-prefeita de Caruaru foi dada durante entrevista à Band News.

"Pernambuco, infelizmente, nos últimos tempos, ao longo desses quase oito anos de governo não liderado por Paulo Câmara, do PSB, tem atingido índices constrangedores, segundo dados do Pnad, IBGE, Banco Mundial. Nós somos o estado com o maior desemprego do Brasil, o pior estado para empreender, falta ambiente de prosperidade para gerar oportunidade para a nossa gente. A Região Metropolitana do Recife é onde o pobre é mais pobre no Brasil. Somente no Recife há 400 mil pessoas vivendo em sub-moradias, 35 mil pessoas vivendo em palafitas, então o maior desafio de quem for liderar o Governo de Pernambuco a partir de 2023, sem sombra de dúvida, é o combate à desigualdade", pontuou Raquel.

Questionada sobre quais seriam as suas propostas para resolver esses gargalos, a postulante a governadora afirmou que "não há solução simples para problemas complexos" e apontou alguns caminhos que, de acordo com ela, podem possibilitar uma guinada nesse quadro.

"Não é uma solução só. É garantir investimento público, diretrizes para os arranjos produtivos locais, porque é fato que se a gente tem problemas regionais aqui dentro do nosso Estado, as soluções também estão postas aqui. Mas a gente tem, por exemplo, o quarto maior produtor de ovos do Brasil, mas a gente produz sem água, sem estrada. Na cidade de onde eu venho, nós temos uma região que é o segundo maior polo têxtil do Brasil, também sem segurança, sem água, sem estrada e com uma alta carga tributária que não retorna em benfeitoria para que essas empresas e negócios possam gerar mais prosperidade. Então estratégia clara para garantir geração de ambiente de negócios e infraestrutura para garantir que Pernambuco possa voltar à liderança regional e ser referência no Brasil, como sempre foi", declarou a pré-candidata.

Durante a sabatina, Raquel também afirmou ser favorável à formalização de concessões e parcerias público privadas, e disse que, inclusive, lançou mão de estratégias como essas enquanto esteve à frente da Prefeitura de Caruaru. "a gente tem que construir alternativas, seja com recursos próprios, seja através de investimentos privados. Aqui em Caruaru, por exemplo, no último mês de março nós fizemos um leilão na Bolsa de Valores com a PPP de iluminação pública e garantimos a redução em 1/4 o valor de investimento em iluminação pública e vamos conseguir, de maneira inteligente e eficiente colocar lâmpadas de LED na cidade inteira, em um ano, gastando 25% daquilo que a gente gastava. PPPs, concessões, investimentos privados são muito bem-vindos, desde que a gente tenha como diretriz máxima o atendimento à necessidade do Estado de Pernambuco", defendeu a tucana.

TAGS
raquel lyra
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory