O Partido dos Trabalhadores (PT) lança, neste sábado (7), a pré-candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.
O ato também marca a oficialização da chapa com o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), como vice do petista. Apesar disto, Alckmin não estará presente de forma presencial.
O ato está sendo chamado de “Vamos Juntos Pelo Brasil" e reúne políticos de diversos partidos apoiadores da chapa, incluindo PCdoB, PSB, Solidariedade, PSOL, PV e Rede, e das centrais sindicais e movimentos sociais.
Confira o lançamento da pré-candidatura de Lula:
De acordo com material divulgado pelo PT, o objetivo é "reconstruir o Brasil, com desenvolvimento sustentável, emprego e salário decente, proteção social e com o povo no Orçamento da União".
A chapa Lula-Alckmin será anunciada como pré-candidatura por respeito à legislação eleitoral. A comunicação do PT sugeriu que os diretórios e todas as instâncias do partido promovam eventos durante o sábado. Alguns deles já se mobilizaram.
Confirmaram a montagem de telões para que a militância possa assistir ao evento reunida, por exemplo, o PT de Pernambuco, no Recife; o PT de Porto Alegre; o PT da Paraíba, em João Pessoa; o PT do Acre, em Rio Branco; e o PT de Ribeirão Preto.
Alckmin participa de forma virtual
O pré-candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), não poderá estar presente no evento, uma vez que foi diagnosticado com a covid-19. Ele participará do encontro de maneira virtual.
O ex-governador de São Paulo começou a sentir os sintomas na quinta (5). Na ocasião, esteve em uma consulta com o infectologista David Uip. Auxiliares informaram que ele tem sintomas leves.