Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, o escritor Mario Vargas Llosa falou sobre a política do Brasil durante palestra em Montevidéu, no Uruguai.
O hispano-peruano afirmou que, em um cenário de disputa à Presidência entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), prefere a vitória do atual presidente.
“O caso de Bolsonaro é muito difícil. As travessuras de Bolsonaro são muito difíceis para um liberal admitir. Agora, entre Bolsonaro e Lula, prefiro Bolsonaro. Com as travessuras de Bolsonaro, não é Lula”, destacou o autor de 'A cidade e os cachorros'.
Durante a palestra, Vargas Llosa lembrou da prisão do ex-presidente no âmbito da operação Lava Jato e afirmou que os juízes o condenaram “como ladrão”.
Bolsonaro
Ainda que demonstre maior rejeição ao petista, o escritor insistiu que Bolsonaro “não é um candidato que desperte nosso entusiasmo” e fez críticas ao atual mandatário pela gestão da pandemia de covid-19.
“É um absurdo se confrontar do jeito que você fez. Parece-me absolutamente irresponsável “, disse.
Mario Vargas Llosa
Mario Vargas Llosa foi eleito membro da Academia Francesa. O escritor hispano-peruano é o primeiro autor de língua estrangeira a ingressar na instituição histórica fundada em 1635. Ele também é membro da Real Academia Espanhola desde 1994.