Ao todo, o Projeto de Decreto Legislativo nº 31/2022, que prevê homenagem ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), na Câmara do Recife, recebeu 22 assinaturas para que tramitasse com urgência.
Entre os que assinaram estão vereadores do PSB e de partidos da base do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que faz oposição a Bolsonaro. O próprio líder do governo na Casa, Samuel Salazar (MDB), foi um dos que assinaram a urgência.
O presidente da Câmara do Recife, Romerinho Jatobá, e os vereadores Aderaldo Pinto, Alcides Teixeira Neto, Hélio da Guabiraba, Felipe Francismar e Marcos de Bria Júnior, todos do PSB, também assinaram o requerimento de urgência.
Cabe lembrar que os vereadores aqui citados aprovaram a urgência na votação, não o projeto em si, que ainda será avaliado.
Confira a lista com as 22 assinaturas:
A votação deve ocorrer no próximo dia 5 de julho e - se o projeto for aprovado - Bolsonaro receberá a Medalha de Mérito José Mariano, uma das maiores honrarias da Câmara.
Além do presidente, a primeira-dama Michele Bolsonaro e o ministro Ciro Nogueira (PP-PI) também podem ser homenageados.
Como mostrou o Blog de Jamildo, o texto para homenagem ao presidente da República é de autoria do vereador Dilson Batista (Avante), um dos representantes do bolsonarismo no legislativo municipal. As homenagens à primeira-dama e ao ministro da Casa Civil foram propostas por Michele Collins (PP).
Dilson justifica a homenagem a Bolsonaro por conta de ações que, segundo ele, trouxeram benefícios para a população do Recife.
"Destacamos apenas exemplos atuais e bem superficiais, a exemplo do campo das ações indiretas, em que podemos citar a concessão do auxílio emergencial", afirma trecho da justificativa do vereador.