Na Fiepe, Raquel Lyra defende incentivo à qualificação profissional como meio para alavancar a competitividade de Pernambuco

Tucana visitou a entidade com a deputada estadual Priscila Krause (CID) e o ex-senador Armando Monteiro (PSDB) - cotados para ocupar a vice e o Senado na chapa dela -, além do ex-governador João Lyra Neto
Renata Monteiro
Publicado em 18/07/2022 às 17:04
Raquel Lyra visitou a Fiepe nesta segunda-feira (18) Foto: Divulgação


Em visita à Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) na manhã desta segunda-feira (18), a pré-candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB) defendeu o incentivo à qualificação profissional como um meio para fazer o Estado voltar gerar empregos e ser competitivo economicamente. Na reunião, estiveram com a tucana a deputada estadual Priscila Krause (CID) e o ex-senador Armando Monteiro (PSDB) - cotados para ocupar a vice e o Senado na chapa da ex-prefeita de Caruaru -, além do ex-governador João Lyra Neto, pai de Raquel.

Ao falar sobre o Porto Digital, a postulante a governadora lamentou que haja um baixo aproveitamento local da mão de obra formada no polo e sugeriu que outras unidades da entidade sejam abertas no Estado. "A gente tem um polo tecnológico riquíssimo, mas não conseguimos aproveitar isso e acabamos desperdiçando talentos. A gente não consegue absorver essa mão de obra, que é pequena e escassa, daí a necessidade de incentivo à criação de novos polos de cursos de engenharia de software, tecnologia da informação e sistemas de informações, por exemplo", comentou a tucana à diretoria da Fiepe.

No encontro, Raquel também criticou a condução que a atual gestão estadual tem dado à área tecnológica, e detalhou ações que implementou em Caruaru para facilitar a reinserção da população da cidade no mercado de trabalho.

"Nós não conseguimos reter esses talentos porque não temos política de verdade de inovação, a não ser o que é praticado para dentro do Porto Digital. E a gente vai permitir, como estamos fazendo lá em Caruaru, formação profissional dentro das creches pra essas mães. Temos que fazer Pernambuco voltar a ser competitivo e não vamos fazer isso com discurso, mas buscando as melhores práticas e contando com o apoio de vocês", cravou Raquel.

Pré-campanha

No último fim de semana, Raquel Lyra se dedicou a compromissos de pré-campanha na Região Metropolitana do Recife, área em que ainda não é tão conhecida pelo eleitorado. No sábado (16), no Recife, ela participou das celebrações em homenagem à padroeira, Nossa Senhora do Carmo.

"É muito bonito ver a fé do nosso povo celebrando a missa de Nossa Senhora do Carmo, depois de dois anos sem essa festa tão importante”, pontuou Raquel.

No domingo (17), a pré-candidata visitou a comunidade Beira Mangue, no Bairro Rio Doce, em Olinda, ao lado do deputado federal Daniel Coelho (CID) e do vereador de Olinda e pré-candidato a deputado estadual, Jesuíno Araújo (CID). No local, a tucana viu de perto a realidade das famílias e ouviu as principais demandas de quem sofre com enchentes frequentes.

"Vi aqui a pobreza que está expressada nos números que demonstram que a Região Metropolitana do Recife é a mais pobre entre todas as regiões metropolitanas do Brasil. Enfrentar a pobreza e a fome em Pernambuco tem que ser prioridade do Governo do Estado e é por isso que eu estou aqui, conhecendo cada realidade, por que, só assim, conseguimos transformar", disse Raquel.

TAGS
raquel lyra eleições 2022
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory