Eleições 2022

Eleição em Pernambuco terá detalhe inédito, avalia Antonio Lavareda; veja qual

A disputa pelo Governo de Pernambuco ainda está aberta

Cássio Oliveira
Cadastrado por
Cássio Oliveira
Publicado em 03/08/2022 às 11:11 | Atualizado em 05/08/2022 às 14:22
ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL
INÉDITO Eleição é a mais diferenciada de todas em Pernambuco por contar com cinco candidaturas fortes - FOTO: ARQUIVO/AGÊNCIA BRASIL
Leitura:

Durante o programa Corrida Eleitoral, na Rádio Jornal, o cientista político Antonio Lavareda destacou que a eleição em Pernambuco segue em aberto.

O agregador JC/ODDSPOINTER, plataforma que usa dados de várias pesquisas de intenção de voto para traçar a evolução das preferências do eleitorado, aponta Marília Arraes (Solidariedade) na liderança da corrida pelo Governo de Pernambuco e o 2º lugar indefinido.

Na visão de Lavareda, só devemos observar alguma mudança neste cenário com o início dos guias eleitorais de TV e rádio.

"O agregador mostra resultado em que Marília ganha fôlego nas pesquisas ao passo que os outros concorrentes ou estão estacionados ou até declinam um pouco. Então temos hoje, nessa altura da disputa, liderança clara de Marília e interrogações sobre o segundo turno".

O especialista destaca que Raquel Lyra (PSDB), Miguel Coelho (UB), Anderson Ferreira (PL) e Danilo Cabral (PSB) ainda estão embolados. 

"A segunda posição ainda está aberta. Aliás, os autores do Estudo classificam essa eleição como aberta, só teremos mais clareza de como se dará de fato a colocação de cada um deles com a chegada da propaganda de TV e rádio", disse Lavareda.

A propaganda eleitoral na televisão e no rádio para o primeiro turno começa no dia 26 de agosto. As inserções seguem até o dia 29 de setembro — três dias antes das eleições.

O cientista político ainda disse que o pleito de 2022 terá um detalhe inédito. "Essa eleição é a mais diferenciada de todas em Pernambuco, inédita no Estado e no Brasil, você não tem outra unidade da federação com cinco candidaturas, cinco forças políticas com densidade, com infraestrutura, com tempo de televisão, com recursos de alianças partidárias que nos permitam dizer que são cinco candidatos competitivos", concluiu.

Pesquisas eleitorais

Os resultados do primeiro levantamento realizado pelo SJCC em parceria com a ferramenta de prognósticos eleitorais OddsPointer foram divulgados nessa terça-feira (2).

Segundo a análise, Marília Arraes evoluiu de 27,7% das intenções de voto para 32,1% na medição mais recente do agregador. A disputa é acirrada pela segundo lugar no pleito.

As intenções de voto favoráveis a Raquel Lyra declinaram (17,1%-13,4%), aproximando-a das preferências dos eleitores por Miguel Coelho (11,2% e 10,2%).

O levantamento mostra, ainda, que Miguel ultrapassou Anderson Ferreira, que, "em viés de baixa (10,8%-7,1%)", aproxima-se de Danilo Cabral (6,7%-4,5%).

"O agregador não é uma simples média das pesquisas divulgadas, os autores - que são cientistas políticos especialistas em estatísticas - selecionam as pesquisas e classificam cada estudo pela metodologia, tamanho amostral, histórico, tradição de cada instituto, e atribuem pesos diferentes a cada medicação. Podemos chamar de agregador inteligente, onde a diferença de qualidade já foi contemplada na análise", comentou Lavareda sobre o JC/ODDSPOINTER.

Comentários

Últimas notícias