O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou, neste sábado, uma audiência pública para definir os tempos de cada partido, federação e coligação nos guias eleitorais e inserções partidárias no rádio e na televisão.
Durante a reunião, também foi feito o sorteio para definir a ordem de exibição nos guias eleitorais, que começam no dia 26 de agosto. De acordo com o TRE-PE, nos programas em bloco, será adotado o sistema de rodízio, de acordo com a sequência sorteada, devendo o partido político, federação ou a coligação que teve seu programa apresentado em último lugar, ser deslocado para o primeiro lugar do dia seguinte e assim sucessivamente.
O desembargador eleitoral substituto Dario Rodrigues de Oliveira, integrante da Comissão de Desembargadores Auxiliares do TRE, conduziu o sorteio que foi transmitido no canal do TRE-PE no YouTube.
A reunião também contou com a presença dos representantes das emissoras de rádio e televisão. O gerente de programação Erilson Gouveia representou o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC).
Foram definidos os tempos de guia e quantidade de inserções para as disputas dos cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Os programas veiculados na rádio serão exibidos às 7h15 e às 12h15, enquanto aqueles veiculados na televisão, serão transmitidos às 13h e às 20h30, nas segundas, quartas e sextas-feiras
Para o cargo de governador, a candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB) será a primeira a estrear a programação do guia eleitoral, com 49 segundos. Em seguida vem a candidata a governadora Marília Arraes (SD), com 1 minuto e 9 segundos.
Ainda seguindo a ordem do sorteio, o candidato do União Brasil, Miguel Coelho, terá dois minutos e 14 segundos. Depois, será a vez do candidato do PTB, Pastor Wellington, com 19 segundos de programa eleitoral.
A quinta propaganda a ser exibida será do candidato a governador pelo PSOL, João Arnaldo, com 20 segundos por bloco. O penúltimo programa neste primeiro dia de guia, será o do candidato a governador pelo PSB, Danilo Cabral, com 4 minutos e 22 segundos - o maior tempo entre os candidatos.
Por fim, o candidato a governador Anderson Ferreira, que disputa a eleição pelo PL, terá 44 segundos, encerrando o primeiro dia da propaganda eleitoral gratuita de rádio e televisão.
Os candidatos têm ainda direito a inserções no rádio e na televisão, além da propaganda eleitoral gratuita. No caso das inserções, é seguido o plano de mídia, que as distribui ao longo da programação diária das emissoras de rádio e televisão.
As inserções são divulgações de 30 ou 60 segundos que serão veiculadas das 5h até meia-noite. A quantidade de inserções é distribuída de acordo com a representação dos partidos, coligações ou federações no Congresso Nacional.
Cabe aos partidos e federações distribuírem suas cotas de divulgação igualmente entre as candidaturas majoritárias e proporcionais. Já as emissoras ficam encarregadas de distribuir em diferentes blocos ao longo do dia.
DEPUTADO ESTADUAL
DEPUTADO FEDERAL