Líder nas pesquisas para a Presidência da República, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que vai participar do debate Band neste domingo (28).
"Nos vemos na Band, 21 horas", publicou Lula nas redes sociais.
Em segundo lugar nas pesquisas eleitorais, Jair Bolsonaro (PL) mudou de ideia e deve estar no debate Band.
Os candidatos Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (PMDB), Felipe D’Avila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) também foram convidados.
Conforme definido com os partidos, se algum candidato não comparecer ao debate, o púlpito ficará vazio.
Pool formado pelo Grupo Bandeirantes, TV Cultura, UOL e Folha de S. Paulo fará a transmissão do debate presidencial.
Para garantir a segurança e a concentração dos presidenciáveis, o debate Band não terá plateia.
Debate Band: veja as regras do primeiro debate presidencial 2022
A Band publicou as regras do debate. Confira abaixo:
Primeiro bloco
Mediadores: Eduardo Oinegue e Adriana Araújo (Band)
Todos os presidenciáveis terão um minuto e meio para responder perguntas programáticas. Será uma questão para cada dois candidatos.
As respostas acompanham a ordem de posicionamento no estúdio, conforme sorteio prévio: Felipe D’Avila, Soraya Thronicke, Simone Tebet, Jair Bolsonaro, Lula e Ciro Gomes.
Em seguida, haverá o primeiro confronto direto. Também por ordem de sorteio, cada um escolhe quem vai responder e tem um minuto para fazer a pergunta. O candidato que for responder terá um total de quatro minutos para administrar entre a resposta e a tréplica. Aquele que perguntou tem um minuto para a réplica.
Todos perguntam e todos respondem, nesta ordem: Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Felipe D’Avila, Soraya Thronicke, Lula e Simone Tebet.
Segundo bloco
Mediadores: Eduardo Oinegue e Adriana Araújo (Band)
Seis jornalistas das empresas que integram o pool fazem perguntas para os candidatos e escolhem quem comenta. Um minuto para a pergunta e um minuto para o comentário.
O candidato que responde terá quatro minutos para dividir como quiser entre resposta e réplica. Todos respondem e todos comentam.
Terceiro bloco
Mediadores: Leão Serva (TV Cultura) e Fabíola Cidral (UOL)
Novo confronto direto entre os candidatos, também com ordem definida previamente em sorteio (Simone Tebet, Soraya Thronicke, Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Lula, Felipe D’Avila). Um minuto para a pergunta, um para a réplica e quatro minutos administrados entre resposta e tréplica.
Na sequência, mais uma série de perguntas programáticas para todos os candidatos, em ordem previamente sorteada, com um minuto para a resposta. Uma pergunta para cada dois candidatos, nesta ordem: Ciro Gomes, Soraya Thronicke, Lula, Simone Tebet, Felipe D’Avila e Jair Bolsonaro.
Em seguida, cada candidato terá dois minutos para fazer suas considerações finais, em ordem invertida ao início do debate: Ciro Gomes, Lula, Jair Bolsonaro, Simone Tebet, Soraya Thronicke e Felipe D’Avila.
Direito de resposta
Em caso exclusivamente de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta imediatamente após o término da fala de quem estiver com a palavra.
O mediador submeterá a avaliação ao comitê formado por quatro jornalistas do pool e um advogado. A resposta será dada ainda no mesmo bloco. Na hipótese de deferimento do pedido de resposta, serão concedidos 45 segundos.