A Justiça Eleitoral deferiu pedido da campanha da candidata a governadora de Pernambuco pelo PSDB, Raquel Lyra, para que um post com uma fake news fosse retirada do perfil "Marília Arraes Debochada" no Instagram. A informação foi divulgada pela assessoria da ex-prefeita de Caruaru no fim da noite da última sexta-feira (26).
O post traz uma matéria antiga que falava sobre o crescimento da violência em Caruaru, mas sem mostrar a data. "Na verdade, com o programa Juntos pela Segurança, implantado por Raquel enquanto prefeita, o município alcançou uma redução de mais de 50% de homicídios e de mais de 70% de crimes contra o patrimônio", diz a equipe da tucana, por nota.
Confira participação de Raquel Lyra em sabatina da Rádio Jornal:
A decisão foi da desembargadora eleitoral auxiliar, Virginia Gondim Dantas, que considerou a publicação uma propaganda irregular negativa, com caráter nitidamente desinformativo.
"Em outras palavras, uma fake news, uma notícia falsa e fora de contexto. A decisão ordena a imediata retirada do falso conteúdo postado, sob pena de multa diária. Requer também o número dos IPs usados para o cadastro e manutenção da conta", completa o comunicado.
- Na Fecomércio-PE, Raquel Lyra apresenta o programa 'Facilita Pernambuco', para melhorar o ambiente de negócios no Estado
- Em encontro com representantes dos direitos das pessoas com deficiência, Raquel Lyra apresentou o programa Pernambuco Acessível
- Raquel Lyra promete fortalecer a agricultura familiar de Pernambuco com o programa Terra Plantar
- Raquel Lyra explica renúncia ao cargo de prefeita de Caruaru para disputar o governo estadual: 'não era um projeto pessoal'
De acordo com o último levantamento do agregador de pesquisas JC/ODDSPOINTER, Raquel Lyra está em segundo lugar na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas, com 11,64% das intenções de voto. A liderança está com Marília Arraes, que contabiliza 33,6% da preferência dos entrevistados. Veja abaixo a evolução dos candidatos:
Neste domingo (28), Raquel Lyra participará de uma carreata em Caruaru. A concentração será em frente ao Teatro João Lyra Filho, Rua Visconde de Inhaúma, Bairro Maurício de Nassau, a partir das 15h.