Pela primeira vez, na noite deste domingo (28), o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Lula (PT), ambos na disputa pelo Palácio do Planalto, enfrentam-se num debate eleitoral. O encontro, promovido pela Rede Bandeirantes, em parceria com a Folha de São Paulo, UOL e TV Cultura, começa às 21h.
Foram convidados os candidatos Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL), Luiz Felipe D'Avila (Novo), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil), mas as atenções estão voltadas para os dois candidatos protagonistas do antagonismo e que lideram as pesquisas eleitorais.
Presença confirmada de Bolsonaro e de Lula no debate
Os candidatos Jair Messias Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmaram presença no debate da Band marcado para a noite deste domingo.
Mas como ambos chegam a esse primeiro encontro televisionado? Pelo menos na avaliação das redes, com base na sabatina que ambos enfrentaram no Jornal Nacional, há uma avaliação.
Levantamento feito pela empresa Vox Radar, especializada em análise de dados provenientes das redes sociais, encomendado pela startup de comunicação corporativa O Pauteiro, aponta que Durante a entrevista realizada na noite de quinta-feira (25), no Jornal Nacional, o ex-presidente Lula (PT) somou menos postagens atreladas ao seu nome no Twitter e menos comentários tanto no Facebook, como no Instagram, na comparação com os dados do presidente Jair Bolsonaro (PL), registrados na sabatina da noite de segunda-feira (22). Lula, no entanto, teve mais postagens de viés positivo do que Bolsonaro no Twitter.
VEJA AO VIVO O DEBATE NA BAND:
De acordo com o levantamento, 55% das postagens com menções a Lula no Twitter publicadas durante a entrevista (de 20h30 às 21h10) foram positivas, 36% foram negativas e 9% neutras.
Com Bolsonaro ocorreu algo próximo do oposto na segunda-feira, com 54% das postagens sendo negativas, 29% positivas e 17% neutras. O universo de postagens no Twitter citando o atual presidente, porém, foi praticamente o dobro. Enquanto Lula teve menções em 8,5 mil publicações, Bolsonaro foi citado em 16,5 mil.
A quantidade de citações a Bolsonaro em comentários no Facebook e Instagram foi ainda maior. Ontem, Lula foi mencionado em 42,5 mil comentários no Instagram, algo em torno de 1000 a cada minuto de entrevista no horário nobre da Globo. No seu dia, Jair Bolsonaro foi citado em 65,1 mil comentários, com média de 1,6 mil por minuto.
Já no Facebook, Bolsonaro foi citado em 122 mil comentários ao longo dos 40 minutos de entrevista (3.050 por minuto), enquanto Lula contou com 17,3 mil menções, com média de 433 comentários por minuto, sete vezes menos que o rival.
Mapa similar dos candidatos
Ambos os candidatos tiveram mais de 50% das publicações do Twitter citando os seus nomes vindas do Sudeste, com destaque para São Paulo (25,5% para Bolsonaro e 21,8% para Lula).
Os dois postulantes à Presidência tiveram Rio de Janeiro e Minas Gerais na sequência de estados com mais postagens. O Nordeste foi a segunda região nas publicações de ambos, com destaque para Pernambuco e Bahia. Assim como o Sul, com presença do Rio Grande do Sul e Paraná para ambos, com Santa Catarina mais presente em Bolsonaro.