BOLSONARO

IMÓVEIS DE BOLSONARO EM DINHEIRO VIVO: entenda por que prática é vista com desconfiança

Investigação revela compra milionária de imóveis em dinheiro vivo pelo clã Bolsonaro

Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 30/08/2022 às 10:29 | Atualizado em 30/08/2022 às 10:39
JULGAMENTO BOLSONARO INELEGÍVEL: quem são os ministros que vão julgar inelegibilidade de Bolsonaro - EVARISTO SA / AFP

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem sido alvo de comentários negativos após uma reportagem do UOL apontar que metade do patrimônio do chefe de estado e de sua família foi comprado com dinheiro vivo. O valor representa quase R$ 25,6 milhões pagos em espécie.

Segundo os jornalistas Thiago Herdy e Juliana Dal Piva, do UOL, Jair Bolsonaro, três de seus filhos, duas ex-esposas, cinco irmãos e até sua mãe teriam negociado cerca de 51 imóveis, dos 107 em suas posses, parcial ou totalmente em dinheiro.

O início da comercialização dos imóveis teria sido na década de 1990, mesmo período em que Bolsonaro assumiu o primeiro mandato como deputado federal, e se estende aos dias atuais.

A vasta compra de bens com grande quantia de dinheiro vivo é vista com desconfiança, já que a prática é usada para lavar recursos de procedência ilegal, evitando que órgãos do governo, como o Coaf, identifiquem e investiguem as operações incomuns.

RACHADINHAS

O clã Bolsonaro tem sido investigado desde 2018 por prática denominada de "rachadinhas" - nome dado aos desvios de salários de funcionários públicos.

O caso teve início com identificação de movimentação financeira atípica na conta de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro, pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), quando Flávio ainda era deputado estadual na Assembleia Estadual do Rio de Janeiro (Alerj).

PATRIMÔNIO JAIR BOLSONARO (PL) 2022

Confira o patrimônio de Jair Bolsonaro declarado para as eleições presidenciais de 2022:

MELHOR CANDIDATO? Conheça a trajetória política de Jair Bolsonaro (PL)

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS