Uma nova pesquisa do Ipec, instituto de pesquisas que substituiu o Ibope, será divulgada nesta terça-feira (30) com a intenção de voto dos candidatos ao Governo de Pernambuco. Este será o primeiro levantamento publicado pela empresa após o início da propaganda eleitoral, no dia 26 de agosto.
O estudo, contratado pela TV Globo, também trará dados a respeito da corrida ao Senado e à Presidência da República. As entrevistas foram feitas entre os dias 24 e 30 de agosto, presencialmente.
- PESQUISA IPEC: cai diferença entre Lula e Bolsonaro nas capitais; veja nova pesquisa para presidente 2022
- PESQUISA IPEC PARA PRESIDENTE: nova pesquisa aponta queda em diferença entre Lula e Bolsonaro; veja em quais cidades
- Abuso eleitoral: servidores denunciam ministro da Cidadania e presidente do Ipea por violação em pesquisa sobre o Auxílio Brasil
- Pesquisa MDA para presidente: distância entre Lula e Bolsonaro é de 8 pontos
- PESQUISA CNT/MDA: Avaliação do governo federal melhora, mas 42,1% ainda o consideram ruim ou péssimo
A última pesquisa divulgada pelo Ipec foi no dia 15 de agosto. Naquele levantamento, Marília Arraes (SD) apareceu na liderança, com 33% das intenções de coto, seguida por Raquel Lyra (PSDB), que tinha 11%, Anderson Ferreira (PL), com 10%, Miguel Coelho (UB), com 9%, e Danilo Cabral (PSB), que pontuou 6%. Os demais candidatos não ultrapassaram 1% das menções.
O Ipec verificou, também, que o postulante a governador mais rejeitado do Estado é Danilo Cabral, no qual 22% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum. Em seguida foram citados Marília Arraes (19%), Anderson Ferreira (18%), Miguel Coelho (18%), João Arnaldo (PSOL, 16%) e Raquel Lyra (14%). Os outros candidatos foram citados por 13% dos entrevistados, ou menos.
Na disputa pelo Senado, destacou-se no levantamento de 15 dias atrás o deputado federal André de Paula (PSD), que registrou 14% das intenções de voto, saiu na dianteira. Teresa Leitão (PT) contabilizou 12% das menções, Guilherme Coelho (PSDB), 9%; Gilson Machado (PL), 7%; e Carlos Andrade Lima (UB), 3%.
O Ipec ouviu 1.200 pessoas em 50 cidades pernambucanas para realizar o estudo. As entrevistas foram feitas entre os dias 12 e 14 de agosto. A margem de erro era de 3 pontos percentuais para mais ou menos, com nível de confiança de 95%. O número de registro da pesquisa é BR-09411_2022.