Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1º), encomendada pela Globo e pela Folha de S.Paulo e divulgada pelo portal G1, mostra que, em relação à pesquisa anterior do Datafolha, de 18 de agosto, o ex-presidente Lula (PT) caiu dois pontos. Bolsonaro (PL) estabilizou. Ciro Gomes (PDT) cresceu 2 pontos e Simone Tebet (MDB) cresceu 3 pontos.
O ex-presidente Lula (PT) aparece com 45% das intenções de voto. Jair Bolsonaro (PL), com 32%. Ciro Gomes (PDT) tem 9% e Simone Tebet (MDB) tem 5%.
A pesquisa ouviu 5.734 pessoas em 285 municípios entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-00433/2022.
Intenção de voto estimulada
Lula (PT): 45% (47% no Datafolha anterior, de 18 de agosto)
Jair Bolsonaro (PL): 32% (32% na pesquisa anterior)
Ciro Gomes (PDT): 9% (7% na pesquisa anterior)
Simone Tebet (MDB): 5% (2% na pesquisa anterior)
Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (0% na pesquisa anterior)
Em branco/nulo/nenhum: 4% (6% na pesquisa anterior)
Não sabe: 2% (2% na pesquisa anterior)
Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos, Lula aparece com 40% das intenções de voto; e Bolsonaro, com 28%. Ciro foi citado por 2%; e Simone Tebet, por 1%.
Na disputa de um possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente tem 53% das intenções de voto (eram 54% em 18 de agosto) e o atual presidente, 38% (eram 37% no Datafolha de agosto).
Diferença entre Bolsonaro e Lula vem reduzindo nas últimas pesquisas Datafolha
Na última pesquisa Datafolha, divulgada no dia 18 de agosto, Bolsonaro havia reduzido a diferença em relação a Lula (PT) para 15 pontos.
Em maio, a distância entre Lula (líder da pesquisa) e Bolsonaro (segundo colocado) era de 21 pontos e, em julho, era de 18 pontos. Apesar da pontuação crescente de Bolsonaro, o ex-presidente manteve a dianteira com 47% dos votos, frente aos 32% do atual presidente.
Quando será divulgada a pesquisa Datafolha atualizada?
Os resultados do novo levantamento Datafolha serão divulgados nesta quinta-feira (1°), às 20h55, no site da Folha e nas redes sociais do jornal paulista.
O Datafolha vai divulgar ainda os números para os governos de São Paulo, Rio e Minas Gerais, a partir das 19h10. O Jornal do Commercio também irá reproduzir os números do Datafolha em suas plataformas.
Agregador de pesquisas JC: veja como está a disputa para presidente no Nordeste
A atualização da última semana de agosto do agregador de pesquisas JC/Oddspointer, a primeira a captar a intenção de voto após o início do guia eleitoral, mostra estabilidade na vantagem de Lula (PT).
Um insight possível é o quanto o voto de Lula está consolidado na região. Ao comparar a intenção de voto do petista no cenário de primeiro turno e segundo turno, percebe-se um crescimento menor que quatro pontos percentuais.
O ex-presidente tem 59,7% de intenção de voto no Nordeste. Jair Bolsonaro (PL) tem 23,1%, enquanto Ciro Gomes (PDT), a despeito de ser natural da região e ex-governador do Ceará, fica apenas com 8%. Simone Tebet (MDB) tem 1%, enquanto brancos e nulos somam 2,3%.
Num eventual segundo turno, Lula fica com 63,5%, enquanto Bolsonaro marca 27,4%, crescendo pouco mais de quatro pontos percentuais se comparado com sua performance no primeiro turno. Brancos e nulos seriam 6,6%.