Com informações do InfoMoney
Uma pesquisa do instituto Futura Inteligência, contratada pelo Modalmais, banco focado em investimentos, traz empate técnico entre o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida ao Planalto.
A pesquisa Modalmais para presidente foi feita entre os dias 24 e 25 de agosto, antes do início do início do horário eleitoral e do primeiro debate presidencial das eleições 2022, na Band.
Pela pesquisa Modalmais/Futura, Bolsonaro aparece com 40,1% e Lula com 36,9%. A margem de erro estimada é de 2,2 pontos percentuais.
Em terceiro lugar aparece o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 10,1%, seguido pela senadora Simone Tebet (MDB), com 2,2%.
O cenário de pesquisa foi o de voto estimulado.
Primeira pesquisa a mostrar empate entre Bolsonaro e Lula
As intenções de voto de Bolsonaro, dentro da margem de erro, estariam entre 42,3% e 37,9%, e as de Lula entre 34,7% e 39,1%.
Os resultados desta pesquisa divergem significativamente do que indicam Ipec, Ipespe, Quaest, MDA e Datafolha, que hoje mostram Lula na liderança da disputa, mesmo com a distância entre Lula e Bolsonaro menor do que algumas semanas atrás.
Segundo o InfoMoney, o Futura Inteligência entrevistou 2.000 eleitores, em todas as regiões do país, através de contato telefônico via computador.
O nível de confiança da pesquisa segundo a empresa responsável pelo levantamento é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-07568/2022.
Não foi divulgada nenhuma segmentação da pesquisa, como preferência dos eleitores de acordo com a idade, renda familiar, credo religioso, etc.
Agregador de pesquisas JC: veja como está a disputa para presidente no Nordeste
A atualização da última semana de agosto do agregador de pesquisas JC/Oddspointer, a primeira a captar a intenção de voto após o início do guia eleitoral, mostra estabilidade na vantagem de Lula (PT).
Um insight possível é o quanto o voto de Lula está consolidado na região. Ao comparar a intenção de voto do petista no cenário de primeiro turno e segundo turno, percebe-se um crescimento menor que quatro pontos percentuais.
O ex-presidente tem 59,7% de intenção de voto no Nordeste. Jair Bolsonaro (PL) tem 23,1%, enquanto Ciro Gomes (PDT), a despeito de ser natural da região e ex-governador do Ceará, fica apenas com 8%. Simone Tebet (MDB) tem 1%, enquanto brancos e nulos somam 2,3%.
Num eventual segundo turno, Lula fica com 63,5%, enquanto Bolsonaro marca 27,4%, crescendo pouco mais de quatro pontos percentuais se comparado com sua performance no primeiro turno. Brancos e nulos seriam 6,6%.