O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve sua vantagem nas intenções de voto reduzida a 13 pontos sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), a um mês das eleições, aumentando as possibilidades de um segundo turno entre os dois, de acordo com a pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1º).
Lula tem 45% das intenções de voto, 2 pontos percentuais a menos que na última pesquisa, enquanto Bolsonaro manteve os 32%. Na pesquisa de 18 de agosto, a diferença entre os dois era de 15 pontos percentuais.
Trata-se da primeira pesquisa após o primeiro debate presidencial, realizado no último domingo, em que Lula e Bolsonaro trocaram duras acusações e, segundo analistas, ambos mostraram fraquezas.
A fuga de apoios a Lula favoreceu Ciro Gomes (PDT), o distante terceiro lugar, que cresceu de 7% para 9% de intenções de voto, e também a senadora Simone Tebet (MDB), que ganhou 3 pontos e subiu para 5%.
A candidata, quarta na disputa pelo Palácio do Planalto, foi, segundo uma pesquisa qualitativa também do Datafolha, a "vencedora' do debate, ao mostrar firmeza em críticas que atingiram tanto Bolsonaro quanto Lula.
O governo de Bolsonaro aumentou desde o mês passado os pagamentos do Auxílio Brasil de 400 para 600 reais mensais, que alcançam 20,2 milhões de famílias, entre outras medidas como ajudas a caminhoneiros.
Além disso, baixou os impostos dos combustíveis, reduzindo os preços, que cresceram agressivamente no último ano, muito acima da inflação.
Votos válidos
Com a diminuição de sua vantagem, Lula aparece com menos chances de ganhar no primeiro turno: ele teria 48% de votos válidos (excluindo brancos e nulos) contra 34% de Bolsonaro.
Segundo turno
Em um possível segundo turno, o esquerdista superaria o atual mandatário por 53% a 38%, de acordo com o Datafolha.
Foram entrevistadas na pesquisa 5.734 pessoas em 285 cidades brasileiras entre 30 de agosto e 1º de setembro. Os resultados incluem uma margem de erro de +/- 2 pontos.
A atualização da última semana de agosto do agregador de pesquisas JC/Oddspointer, a primeira a captar a intenção de voto após o início do guia eleitoral, mostra estabilidade na vantagem de Lula (PT).
Um insight possível é o quanto o voto de Lula está consolidado na região. Ao comparar a intenção de voto do petista no cenário de primeiro turno e segundo turno, percebe-se um crescimento menor que quatro pontos percentuais.
O ex-presidente tem 59,7% de intenção de voto no Nordeste. Jair Bolsonaro (PL) tem 23,1%, enquanto Ciro Gomes (PDT), a despeito de ser natural da região e ex-governador do Ceará, fica apenas com 8%. Simone Tebet (MDB) tem 1%, enquanto brancos e nulos somam 2,3%.
Num eventual segundo turno, Lula fica com 63,5%, enquanto Bolsonaro marca 27,4%, crescendo pouco mais de quatro pontos percentuais se comparado com sua performance no primeiro turno. Brancos e nulos seriam 6,6%.