ELEIÇÕES 2022

PESQUISA IPEC HOJE: veja a diferença entre Lula e Bolsonaro no segundo turno

Levantamento divulgado pela TV Globo na noite desta segunda-feira (5) ouviu 2.512 pessoas entre em 158 municípios brasileiros

Cadastrado por

Edilson Vieira

Publicado em 05/09/2022 às 21:43 | Atualizado em 05/09/2022 às 22:01
Equipes de Bolsonaro e Lula estarão na COP 27, promovida pelas Nações Unidas. - MARCOS CORRÊA/PR E RICARDO STUCKERT

A mais recente pesquisa do Ipec, divulgada na noite desta segunda-feira (5), também revelou as intenções de votos para um eventual segundo turno entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL).

A pesquisa apontou que o ex-presidente Lula tem 52% de intenção de votos no segundo turno, enquanto o atual presidente Bolsonaro (PL) tem 36%.

Brancos e nulos são 9% e os 3% restantes não sabem ou não responderam.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada no dia 29 de agosto, Lula subiu dois pontos e Bolsonaro caiu um ponto. As variações estão dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais.

O levantamento ouviu 2.512 pessoas entre os dias 2 e 4 de setembro em 158 municípios brasileiros. O nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00922/2022. O instituto não testou outros cenários de segundo turno.

Primeiro turno

Agregador de pesquisas JC: veja como está a disputa para presidente no Nordeste

A atualização da última semana de agosto do agregador de pesquisas JC/Oddspointer, a primeira a captar a intenção de voto após o início do guia eleitoral, mostra estabilidade na vantagem de Lula (PT).

Um insight possível é o quanto o voto de Lula está consolidado na região. Ao comparar a intenção de voto do petista no cenário de primeiro turno e segundo turno, percebe-se um crescimento menor que quatro pontos percentuais.

O ex-presidente tem 59,7% de intenção de voto no Nordeste. Jair Bolsonaro (PL) tem 23,1%, enquanto Ciro Gomes (PDT), a despeito de ser natural da região e ex-governador do Ceará, fica apenas com 8%. Simone Tebet (MDB) tem 1%, enquanto brancos e nulos somam 2,3%.

Num eventual segundo turno, Lula fica com 63,5%, enquanto Bolsonaro marca 27,4%, crescendo pouco mais de quatro pontos percentuais se comparado com sua performance no primeiro turno. Brancos e nulos seriam 6,6%.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS