Uma nova rodada da pesquisa eleitoral Datafolha para a Presidência da República será divulgada nesta sexta-feira (9). O levantamento será o primeiro a medir a intenção de voto após os atos bolsonaristas desse sete de setembro.
A pesquisa eleitoral Datafolha entrevista 2.676 pessoas entre esta quinta e a própria sexta-feira. Ou seja, vai capturar o sentimento dos eleitores enquanto o discurso do presidente Jair Bolsonaro (PL) e as manifestações ainda estão frescas na memória do eleitorado.
Dessa forma, será possível aferir os eleitores em geral são mais receptivos ao discurso do presidente sobre sua saúde sexual que os apoiadores de Brasília. Na capital federal, bolsonaristas responderam de maneira tímida a tentativa do presidente de puxar um coro de "imbrochável".
Outro ponto importante é que a pesquisa será divulgada exatamente duas semanas após o início do guia eleitoral na TV e no Rádio. Dessa forma, será possível medir a efetividade da propaganda e das inserções de cada candidatura para captura ou manutenção de votos.
Além disso, a pesquisa Datafolha também deve indicar se as notícias sobre compras de imóveis com dinheiro vivo, feitas por Bolsonaro e sua família, podem impactar a intenção de voto do eleitorado.
Na última pesquisa Datafolha, este foi o cenário:
- Lula (PT): 47%
- Jair Bolsonaro (PL): 32%
- Ciro Gomes (PDT): 7%
- Simone Tebet (MDB): 2%
- Vera (PSTU), 1%
- Pablo Marçal (PROS), Sofia Manzano (PCB), Felipe d’Ávila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Eymael (Democracia Cristã), Léo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) não atingiram 1% das intenções de voto.
- 6% declara intenção de votar em branco ou nulo
- 2% não opinaram