O candidato a governador de Pernambuco, Danilo Cabral (PSB), afirmou que pretende criar a Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência, caso seja eleito. De acordo com o deputado federal, a ideia é fazer com que a secretaria possa atuar junto a outras pastas em projetos que ampliem os serviços voltados à pessoa com deficiência.
Danilo Cabral também se comprometeu a construir centros regionais especializados, expandir a educação inclusiva e instalar centros desportivos para atender atletas e paratletas.
- No Sertão, Danilo Cabral estimula militância e aliados visando o segundo turno
- "Quem solicitou precisa dar explicação", diz Danilo Cabral sobre o orçamento secreto
- A surpresa sobre as intenções de voto de Teresa Leitão. Maior parte não vem de Danilo Cabral
- Danilo Cabral diz que precisa chegar no segundo turno "com mais força política e forte eleitoralmente"
“Vamos garantir que essas pessoas sejam reconhecidas e tenham seus direitos respeitados. Faremos isso com a implantação de políticas públicas transversais que responderão às demandas que estão postas”, afirmou Danilo Cabral nesta quarta-feira (21), data que marca o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência.
O candidato do PSB, que é apoiado pelo governador Paulo Câmara (PSB) e pelo ex-presidente Lula (PT), também prevê a criação de cinco unidades de Centros Regionais de Reabilitação, como parte do programa “Pernambuco TEAma”.
Eles serão destinados ao atendimento especializado de pessoas com deficiência, doenças crônicas e transtornos funcionais, incluindo Transtornos do Espectro Autista. As unidades devem ser distribuídas da seguinte forma: duas instaladas na macrorregião do Sertão, uma na Região Metropolitana do Recife, outra na Zona da Mata e uma última no Agreste.
EDUCAÇÃO
Outra proposta apresentada por Danilo Cabral é a expansão da educação inclusiva, tendo como meta a universalização da educação inclusiva na Rede Estadual de Ensino. O programa de educação inclusiva deve ser desenvolvido a partir de três frentes: da capacitação, do incremento e da adaptação.
A capacitação é voltada para a promoção de ações contínuas de formação de profissionais da rede estadual; o incremento visa a contratação de profissionais e a aquisição de equipamentos; e a adaptação cuida da garantia da infraestrutura adequada das unidades escolares para a acessibilidade e a integração pedagógica dos estudantes com deficiência.