Prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, única cidade pernambucana em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) teve mais votos do que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno deste ano, Fábio Aragão (PP) declarou apoio à candidatura de Raquel Lyra (PSDB) para o governo estadual nesta quarta-feira (19). No primeiro turno, Aragão marchou ao lado de Danilo Cabral (PSB) na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas.
"Tivemos uma conversa muito boa. Raquel tem um estilo de governar parecido com o meu. Ela está preparada para continuar a nos ajudar no progresso de Santa Cruz do Capibaribe, que começou na nossa gestão. Temos muitas obras que precisam ser feitas junto ao Governo do Estado, e entendo que Raquel é o reforço para o desenvolvimento da nossa cidade, que vai continuar", declarou o gestor, em nota, destacando que a conclusão da PE-104 deve ser prioridade para o desenvolvimento da região.
No Instagram, Aragão frisou que a sua decisão foi tomada "seguindo a orientação" do seu partido, o PP, liderado em Pernambuco pelo deputado federal Eduardo da Fonte. Apesar de terem flertado com a campanha de Marília Arraes (SD) na primeira fase da corrida eleitoral, na última semana os progressistas pernambucanos fecharam apoio a Raquel Lyra.
Durante o encontro no qual a aliança foi selada, também estiveram presentes o vice-prefeito Helinho Aragão; os secretários municipais de Articulação Política, Projetos Especiais e Desenvolvimento Social; Galego de Morinha, Magno Cumaru e Ivone Aragão, respectivamente, e o chefe de gabinete, Eliel Antônio.
Também nesta quarta, a tucana recebeu o apoio do prefeito de São Vicente Ferrer, Marcone (PP), que afirmou que as estradas, a segurança e o olhar para a agricultura familiar devem ser prioridade na sua região.
"Raquel está à disposição para fazer a mudança que Pernambuco precisa. Com certeza é a mais preparada, sabe as dificuldades que um prefeito enfrenta e será parceira dos municípios", pontuou o progressista. Também vão seguir ao lado da candidata o presidente da Câmara da cidade, Josivan Silva (PP), e os vereadores Deda Elias (PSB), Eraldo Agente, Fortunato (PP), Sandro da Uva (PP), Vicente Ferrer (PP), Galego Cara Branca (PP) e Doutor Júlio (PP).
Combate à desigualdade
Pela manhã, Raquel participou de uma sabatina na Rádio Grande Rio FM, de Petrolina, na qual apresentou propostas para várias áreas, como infraestrutura, abastecimento de água, saúde, segurança pública e para o combate às desigualdades sociais.
"Nós vamos criar o programa 'Mães de Pernambuco', que vai dar um auxílio de R$ 300 a mães de crianças de zero a seis anos que estão em situação de pobreza. Nós vamos pegar o mapa da fome de Pernambuco e colocar restaurantes populares através do 'Programa Bom Prato', com unidades fixas e unidades móveis para quem é beneficiário do Auxílio Brasil ter refeição a baixo custo e alto valor nutritivo. Nós vamos garantir vagas de creche, para que as crianças tenham 5 refeições por dia. São 60 mil vagas de creche, para a mãe poder sair para trabalhar", disse a tucana.
- DEBATE: Raquel Lyra e Marília Arraes brigam para não se associar a Paulo Câmara
- PSB não rebate críticas feitas por Raquel Lyra e Marília Arraes durante debate da Fiepe
- Marília Arraes e Raquel Lyra se enfrentam em debate promovido pela Rádio Jornal nesta quinta-feira (20)
- DEBATE GOVERNADOR AO VIVO: Veja o DEBATE entre Raquel Lyra e Marília Arraes na Rádio Jornal
Na entrevista, Raquel também falou sobre geração de emprego, com propostas de iniciativas de acesso a crédito e fortalecimentos das potencialidades de cada região. "A gente vai também fazer qualificação profissional focada em mulheres, com acolhimento as suas crianças, focada naquele público de 40, 50 anos, que perdeu a sua vaga no mercado de trabalho e precisa se reposicionar, seja com o emprego de carteira assinada, seja com empreendedorismo", observou a postulante ao Governo de Pernambuco.
"A partir de janeiro de 2023, a futura governadora de Pernambuco precisa saber exatamente como se começa, e não se começa a governar somente com a intenção. Precisa ter propósito, plano de governo claro, capacidade de planejamento e de tirar projeto de papel. E isso eu sei fazer", completou a ex-prefeita de Caruaru.