TCU

NOVAS JOIAS DE BOLSONARO: defesa do ex-presidente CONFIRMA Rolex e fala sobre entrega à UNIÃO

O ministério Público junto ao TCU vão solicitar para que o ex-presidente devolvas as joias.

Cadastrado por

Lorena Lins

Publicado em 28/03/2023 às 14:28 | Atualizado em 28/03/2023 às 21:41
Segundo o relatório do Coaf, o ex-presidente aplicou o montante do Pix em investimentos de renda fixa - EVARISTO SA/AFP

Nesta terça-feira (28), a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou que o relógio Rolex e outros itens de luxo, dados de presente no ano de 2019 durante a visita à Arábia Saudita, ficaram em posse do ex-chefe de Estado.

Por meio de nota oficial, os advogados de Bolsonaro (PL), Daniel Bettamio Tesser e Paulo Amador da Cunha Bento, afirmaram que o conjunto foi registrado e incluído no acervo da Presidência, de acordo com a legislação em vigor, e que estão "à disposição para apresentação e depósito, se necessário".

Além disso, os advogados também afirmaram que os presentes recebidos pelo ex-presidente serão submetidos a uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), "assim como ocorreu com os mandatários anteriores".

De acordo com o G1, o Ministério Público junto ao TCU solicitará que o ex-presidente devolva as joias.

Os novos conjuntos de joias foram revelados pelo jornal O Estado de São Paulo hoje (28) e confirmados por ex-integrantes do gabinete pessoal de Bolsonaro. Os bens estão em um galpão que guarda outros materiais que o ex-presidente levou quando deixou a Presidência da República.

Segundo o jornal, a caixa possui um relógio Rolex, uma caneta da marca Chopard prateada, um par de abotoaduras em ouro branco, um anel em ouro branco com um diamante no centro e uma masbaha, feita de ouro branco com pingentes cravejados de brilhantes.

Os itens foram entregues à comitiva de Bolsonaro em sua viagem ao Catar em 2019. A Polícia Federal investiga indícios de peculato praticado por Bolsonaro no caso da nova leva de bens.

Na última semana, a defesa de Bolsonaro entregou esses itens em uma agência da Caixa Econômica Federal em Brasília, em cumprimento à decisão do Tribunal de Contas da União, que entende que um ex-presidente não pode ficar com bens de valor elevado.

Terceiro lote de joias sauditas foi recebido em mãos por Bolsonaro - Reprodução/Estadão

CONFIRA A NOTA DOS ADVOGADOS DE BOLSONARO:

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, ganhou do governo da Arábia Saudita em sua viagem em 2019, sua defesa esclarece:

1. Os bens foram devidamente registrados, catalogados e incluídos no acervo da Presidência da República conforme a legislação em vigor.

2. Todo o acervo de presentes recebidos pelo ex-presidente, em função do relevante cargo que exercia, será submetido a auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), assim como ocorreu com os mandatários anteriores.

3. No mais, a defesa do ex-presidente Bolsonaro reitera que quaisquer presentes encontram-se à disposição para apresentação e depósito, caso necessário. Cole aqui seu texto...ou verifique esta texto, afim de revelar alguns dos problemas que o Corretor Ortográfico consegue detectar. Isto tal vez permita corrigir os seus erro. Nós prometo ajudá-lo. para testar a grafia e as regras do antigo) Acordo Ortográfico,, verifique o mesmo texto mesmo texto em Português de Angola ou Português do Moçambique e faça a analise dos resultados.. Nossa equipe anuncia a versão 4.5, que será lançada sexta-feira, 26 de março de 2019.

NOVAS JOIAS DE BOLSONARO: Ex-presidente recebeu TERCEIRA CAIXA de JOIAS MILIONÁRIA


Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS