Em 2014, a Operação Lava Jato se tornou uma das maiores operações de combate a corrupção e lavagem de dinheiro de todo o Brasil.
Mais de 60 nomes estão na lista de condenados na operação, que durou até fevereiro de 2021, dentre eles Marcelo Odebrecht.
CONDENAÇÃO DE MARCELO ODEBRECHT
Marcelo Odebrecht foi indiciado e condenado na Operação Lava Jato pelo seu envolvimento em corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
O ex-empresário foi condenado em 2016 a 19 anos e 4 meses de prisão, pelo, até então, juiz Sergio Moro. Odebrecht fez acordos com a justiça reduzindo sua pena para 10 anos, mas em 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) reduziu a pena para sete anos, já cumpridos.
MARCELO ODEBRECHT LIVRE?
Em 2018, a Central de Penas e Medidas Alternativas da Justiça Federal de SP (Cepema), fez um acordo com o Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.
Segundo informações da colunista Mônica Bergamo, para a Folha de São Paulo, Marcelo concluiu sua pena há três meses, trabalhando discretamente na área administrativa do HC, onde poucos sabiam de sua presença.
O ex-presidente da empreiteira Odebrecht começou a trabalhar no hospital em 2021, duas vezes por semana, fazendo serviços administrativos, auxiliando nas discussões de melhorias de processo, na execução de revisão de fluxo de trabalho e nas demandas da superintendência e chefia do gabinete.
Odebrecht trabalhou ate 26 de janeiro deste ano, concluindo sua pena por corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, tornando-se oficialmente um homem livre.