O Ministério da Saúde confirmou o pagamento do piso salarial da enfermagem aos profissionais da categoria. O anúncio veio por meio de Swedenberger Barbosa, secretário executivo do Ministério da Saúde, em pronunciamento nesta quinta-feira (25), na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
MINISTÉRIO DA SAÚDE CONFIRMA PAGAMENTO DO PISO DA ENFERMAGEM
Swedenberger Barbosa anunciou que o governo federal vai pagar o piso salarial da enfermagem. O secretário executivo não se pronunciou se vão acontecer mudanças no pagamento do piso da enfermagem no Brasil, devido às várias críticas recebidas desde a determinação de sua liberação.
Segundo Swedenberger, os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário devem formar um consenso entre os níveis federal, estadual e municipal para resolver o pagamento do piso salarial enfermagem.
De acordo com o secretário, motivos como as relações de trabalho e as discussões políticas e ideológicas tornam mais complicada a aceleração para o piso da enfermagem se tornar definitivo e que toda a situação seja resolvida.
MINISTRA DA SAÚDE COMENTOU SITUAÇÃO DO PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM
Segundo divulgado pelo Ministério da Saúde, os critérios estabelecidos para a distribuição dos valores do piso da enfermagem levaram em conta aspectos socioeconômicos e demográficos, equilibrando entre municípios com maior e menor poder aquisitivo.
"No Ministério da Saúde, temos clareza de que os municípios foram muito penalizados nos últimos quatro anos, o que se reforçou com a perda de arrecadação pelos cortes não compensados no governo anterior. Trabalharemos juntos pelas melhores alternativas para garantir o piso e, ao mesmo tempo, o equilíbrio financeiro", declarou a ministra da Saúde Nísia Trindade.
A ministra ainda afirmou que a Saúde está "trabalhando pelas melhores alternativas para garantir o piso da enfermagem de forma sustentável".