Na próxima segunda-feira (9), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove um workshop com o tema “Empregabilidade: do currículo à Entrevista”, das 8h30 às 15h, no auditório Sérgio Guerra, na Casa. A formação é voltada para jovens atendidos pelo projeto “Alepe Acolhe” e para estudantes dos 3º anos do ensino médio das escolas estaduais.
A Alepe vai contar com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco(SEDEPE), com a participação da Agência do Trabalho, as instituições do Sistema S, do Porto Digital e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL).
“As orientações que a SEDEPE vai oferecer no Workshop pretendem apresentar a esses jovens noções importantes sobre mercado de trabalho e empreendedorismo, facilitando a busca deles pela própria renda. Acreditamos que essa contribuição é relevante para que eles possam se realizar profissionalmente e exercer plenamente a cidadania", afirma a secretária de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco, Cristiane Andrade.
Workshop
Durante a manhã da segunda-feira os jovens participarão de palestras sobre os programas de aprendizagem e mercado de trabalho desenvolvidos pelo Senac, Senai e Porto Digital. A importância do estágio na construção da carreira profissional, também será abordada no período, com a ministração da psicóloga do Instituo Euvaldo Lodi.
Na parte da tarde os jovens poderão ser cadastrados no banco de oportunidades da Agência do Trabalho, e já podem sair do evento encaminhados para uma vaga emprego.
Durante o evento também serão oferecidas oficinas de empreendedorismo e preparação do currículo e entrevista, ministradas por equipes da Agência do Trabalho.
A gestora do “Alepe Acolhe”, Cristiane Alves, afirma que Alepe resolveu agilizar a realização do projeto porque os jovens acolhidos só permanecem no programa até os 18 anos.
“Quando eles saem, precisam de uma oportunidade de emprego. Vendo a necessidade de apoio e orientação para os jovens oriundos de abrigos, a Alepe resolveu promover mais essa ação de responsabilidade social em parceria com outras entidades públicas e privadas”, detalha.
Cristiane ressalta que o workshop busca contribuir para promover a qualificação profissional desses jovens no mercado de trabalho.
De acordo com a assessoria da Assembleia é previsto pelo menos 200 jovens participem.
Alepe Acolhe
O projeto “Alepe Acolhe” teve inicio em 2018, sendo resultado de uma parceria da Assembleia com o Tribunal de Justiça do Estado (TJPE).
O programa já beneficiou 48 jovens por meio de um estágio remunerado (bolsa de R$ 600) de seis meses na Casa. Na primeira edição ele foi premiado como melhor projeto social na 23ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).
Segundo o presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), o Legislativo tem um papel de apoiar causas que promovam justiça social.
“Nosso compromisso é fazer com que o projeto seja ampliado, inclusive com ações que facilitem o encaminhamento dos jovens para o mercado de trabalho”, disse o tucano.
Na avaliação do primeiro secretário da Casa, Gustavo Gouveia (Solidariedade), o “Alepe Acolhe” é uma oportunidade para que jovens.
“Nossa torcida é para que o projeto se fortaleça cada vez mais e seja replicado por outras assembleias”, destaca.