O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, atendeu a pedido da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Pernambuco (OAB-PE) e compareceu, na manhã desta sexta-feira (1), à sede da instituição, no Centro do Recife. O presidente foi ao encontro acompanhado do corregedor-geral da Justiça (CGJ), desembargador Francisco Bandeira de Mello e foram recebidos pelo presidente e pela vice-presidente da Ordem, Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella.
Barreto e Bandeira de Mello conversaram anunciaram metas da nova gestão e tiraram dúvidas sobre questões técnicas que envolvem a advocacia pernambucana.
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
O presidente TJPE reforçou o compromisso do tribunal com a inovação tecnológica para garantir maior eficiência à prestação jurisdicional.
Barreto destacou para os advogados que o Tribunal trabalha, atualmente, num projeto que vai permitir o pagamento de alvarás via PIX, iniciativa de interesse da advocacia.
Além disso, ele falou sobre uma parceria com o Porto Digital que haverá investimentos em inteligência artificial nas unidades do primeiro e segundo graus, o que deverá agilizar o funcionamento de todo o Judiciário.
NOVOS JUÍZES E FUNCIONAMENTO DE NOVAS DIRETORIAS
O presidente informou que nos próximos dias 48 novos juízes começarão a trabalhar nas suas respectivas varas.
O corregedor Francisco Bandeira de Melo, por sua vez, esclareceu como será o funcionamento das novas diretorias que, funcionando remotamente, substituirão as atuais secretarias que cuidam da parte burocrática das unidades judiciais.
Com isso, o Tribunal conseguirá uniformizar procedimentos e aumentar a produtividade como um todo, sem discrepâncias no tempo para a tomada de decisões.
Questionado sobre audiências de custódia, o presidente informou que por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), todas as audiências serão através de videoconferência. Desta forma, mesmo que o juiz ou promotor não estejam presencialmente no local, a audiência poderá ser realizada.
TJPE+
Além disso, o presidente falou sobre o aplicativo TJPE +, que já está à disposição para download e que terá, até o final do ano, várias funcionalidades que atenderão aos jurisdicionados e à advocacia.
“Venho trabalhando intensamente no sentido de aprimorar a forma de prestar justiça. Minha meta é agilizar todos os procedimentos. Para alcançar maior eficiência, vamos investir fortemente em tecnologia”, disse o Barreto.
O presidente da OAB-PE fez questão de agradecer aos desembargadores, reiterou a facilidade de acesso que tem a ambos.