O deputado federal Túlio Gadêlha (Rede) lançou, na manhã deste sábado (2), sua pré-candidatura à Prefeitura do Recife. O evento aconteceu no Moinho Recife, no Bairro do Recife, e teve a participação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, além de lideranças partidárias, militantes políticos e representantes de entidades sociais.
"A gente precisa escutar as pessoas, fortalecer os conselhos de participação: de meio ambiente, de saúde, de educação, de mobilidade de política para as mulheres, de juventude. O desafio é muito grande, é recuperar a capacidade do recifense de ajudar a pensar numa cidade e de construir junto com esse povo", declarou o pré-candidato.
Marina Silva disse que a pré-candidatura representa o tripé de defesa da democracia, combate às desigualdades e compromisso com a sustentabilidade.
"Hoje não há tempo nem espaço para a gente ficar fazendo cavilação com dinheiro público. Com dinheiro público a gente tem é que fazer política pública com base em bom senso, nos conhecimentos das comunidades e naquilo que a ciência está produzindo", afirmou a ministra.
Durante o lançamento, foram reproduzidos vídeos de lideranças nacionais em apoio à pré-candidatura. Entre elas, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
"Você deve ser o candidato a prefeito mais capacitado de todas as capitais do Brasil. Tem história, compromisso popular e amor aos pobres. Estarei em Recife em breve para anunciar o apoio do PDT ao teu nome", declarou.
Perfil
Túlio Gadêlha é filho de servidores públicos, nasceu em Recife e passou parte da sua infância em Bezerros - no Agreste de Pernambuco. Em 2007, ingressou no curso de direito e formou-se pela Universidade Católica de Pernambuco.
Foi coordenador da Universidade Leonel Brizola (ULB) em 2009, diretor da Fundação de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) em 2015 epresidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (ITERPE) em 2017. Está atualmente no seu segundo mandato como deputado federal por Pernambuco e faz parte do grupo de 13 deputados e senadores - cerca de 2% do Congresso Nacional - que lançam editais participativos, submetendo as emendas parlamentares à consulta popular.
O parlamentar, que se filiou à Rede Sustentabilidade em dezembro de 2021, iniciou a trajetória política no movimento estudantil e tem histórico de lutas pela democracia, direitos humanos e sustentabilidade. Atua também em ações de combate à insegurança alimentar e pelo desenvolvimento social, ambiental e econômico, sobretudo de regiões mais vulneráveis.