20 deputados federais pernambucanos votaram a favor da aprovação da PEC da Anistia, projeto que livra as legendas de pagarem multas pelo descumprimento das cotas mínimas de recursos para candidaturas de negros e mulheres nas eleições de 2022 para trás.
Três parlamentares do estado foram contra. O texto foi aprovado na sessão da última quinta-feira (11) na Câmara, e agora segue para o Senado.
Ao todo, o projeto recebeu 344 votos favoráveis e 89 contrários. A votação uniu deputados de lados opostos, como PT e PL, que formaram maioria pela aprovação da pauta, embora tenha havido dissidentes, como o Coronel Meira (PL), que foi contra.
André Ferreira (PL) e Luciano Bivar (União Brasil) não votaram.
A PEC retira punições para as legendas que não cumpriram a cota de recursos públicos para essas candidaturas e prevê uma espécie de financiamento das dívidas dos partidos, com pagamentos em até 180 meses. A anistia pode chegar a R$ 23 bilhões, mas esse valor ainda é alvo de recursos na Justiça Eleitoral.
Divergindo do PT, o PSOL foi contrário à pauta e se uniu ao Novo, que, por sua vez, bateu de frente com o PL e também votou contra o texto. Nenhum parlamentar dos dois partidos votou a favor da PEC. Veja a lista completa abaixo.
Votaram a favor da anistia
- Augusto Coutinho (Republicanos)
- Carlos Veras (PT)
- Clodoaldo Magalhães (PV)
- Eduardo da Fonte (PP)
- Eriberto Medeiros (PSB)
- Felipe Carreras (PSB)
- Fernando Coelho (União Brasil)
- Fernando Monteiro (PP)
- Fernando Rodolfo (PL)
- Guilherme Uchôa (PSB)
- Iza Arruda (MDB)
- Lucas Ramos (PSB)
- Lula da Fonte (PP)
- Maria Arraes (Solidariedade)
- Michelle Collins (PP)
- Ossésio Silva (Republicanos)
- Pastor Eurico (PL)
- Pedro Campos (PSB)
- Renildo Calheiros (PCdoB)
- Waldemar Oliveira (Avante)
Votaram contra a anistia
- Coronel Meira (PL)
- Mendonça Filho (União Brasil)
- Túlio Gadêlha (Rede)
Não votaram
- André Ferreira (PL)
- Luciano Bivar (União Brasil)