OUÇA

True Crime: conheça cinco podcasts sobre o tema

Aumento do consumo de podcast aumentou mais de 50% durante a pandemia de Covid, diz pesquisa

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 21/10/2021 às 10:34 | Atualizado em 21/10/2021 às 11:40
Notícia
X

Durante a pandemia de Covid-19, o consumo de podcasts no Brasil aumentou cerca de 57%. Os dados são de uma pesquisa pela Globo em parceria com o Ibope, que mostra como o período de isolamento social aumentou a demanda por produções de áudio. Nesse nicho, também cresceu o interesse por produções voltadas ao true crime.

O termo em inglês significa "crime real", que desperta a curiosidade do público por explicar, em detalhes, casos de homicídio, desaparecimento ou serial killers ao redor do mundo.

A curiosidade sobre os detalhes sórdidos do crime, assim como entender a sua motivação, foi o que levou milhares de pessoas a assistirem o filme A Menina Que Matou os Pais, do Prime Video.

Já no universo do podcasts, diversos produtores de conteúdo entraram de cabeça no mundo do true crime, e hoje detém de um grande número de fãs fiéis. Confira a lista.

1. Modus Operandi

Idealizado pelas youtubers Carol Moreira, Bel Rodrigues e Mabê Bonafé, o podcast retrata crimes nacionais e internacionais com o máximo de detalhes possíveis. Ainda assim, o grupo mantém o respeito pelo tema e discute de forma simples sobre os casos.

2. 1001 Crimes

Já são mais de 70 casos narrados pela publicitária Bruna Roberta e pela quadrinista Fabi Marques. Também de uma forma detalha, o programa se dispõe a explicar de forma clara, e não sensacionalista, como os crimes aconteceram.

3. Café com Crime

Para quem se interessa em saber mais sobre o true crime brasileiro, esse podcast é o ideal, que trata também de casos de desaparecimento em vários estados do Brasil.

4. Projeto Humanos - Caso Evandro

Um dos podcasts mais conhecidos nacionalmente, o Projeto Humanos retrata de "histórias reais sobre pessoais reais". Feito pelo jornalista Ivan Mizanzuk, a produção ganhou notoriedade quando retratou o caso do menino Evandro - uma criança que desapareceu em Guaratuba, no ano de 1992.

O Caso Evandro, até então, havia caído no esquecimento do imaginário popular. Contudo, o podcast jornalístico de Mizanzuk ajudou não só a trazer luz sobre o caso, como também dar novos passos na investigação. Por conta disso, a trágica história do menino Evandro ganhou também uma produção da Globoplay.

5. Que Crime Foi Esse?

Comandando por Anna Lívia Marques e Fernanda Rentz, o podcast teve início em fevereiro de 2020. Entre os episódios, os temas variam entre casos de repercussão nacional, como o de Isabella Nardoni, mas também outros temas curiosos como o caos do Césio 137 e a história de Lampião, o Rei do Cangaço.

Tags

Autor