Cuidado

Entenda o que densidade de vidro fosco, doença pulmonar do cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano, provocada por cigarro eletrônico

Sertanejo alertou sobre os perigos causados por cigarros eletrônicos. Pneumologista explicou quais os riscos de quem usa este tipo de equipamento

Imagem do autor
Cadastrado por

Pedro Oliveira

Publicado em 22/12/2021 às 22:31 | Atualizado em 27/12/2021 às 22:18
Notícia
X

Zé Neto, da dupla com Cristino, foi diagnosticado nesta semana com "foco de vidro no pulmão". O cantor precisou ser socorrido para um hospital por sentir falta de ar para cantar. Na unidade de saúde, o artista foi alertado pelos médicos que o problema teria sido causado pelo uso de cigarro eletrônico.

O cigarro eletrônico ou vaper é constituído por uma solução oleosa composta por nicotina e pode causar dependência química, assim como o cigarro convencional. O Blog Social1 entrou em contato com um pneumologista para entender quais os riscos e consequências que o cigarro eletrônico podem provocar no organismo.

De acordo com o pneumologista Alfredo Leite, o grande risco do cigarro eletrônico é despertar, na população mais jovem, o desejo de consumir o cigarro convencional, composto também por nicotina e tabaco. Cabe pontuar que o cigarro é a principal causa prevenível de doenças e mortes que existem no mundo.

Cigarro eletrônico já matou mais de 2 mil pessoas no mundo apenas em 2019

O cigarro eletrônico geralmente contém pequenas quantidades de substâncias tóxicas que habitualmente não causam lesões pulmonares. No entanto, em 2019, o mundo registrou uma série de casos de doença aguda e grave pulmonar, que leva o nome de "evali". O problemas provocou a morte de mais de 2 mil pessoas no mundo, principalmente na população mais jovem dos Estados Unidos.

E o por quê desse surto? Segundo Alfredo Leite, a "evali", ao que tudo indica, foi causada provavelmente por uma solução a base de acetato de vitamina E que era usada para diluir a nicotina dos cigarros eletrônicos naquela época. 

"O produtor desses cigarros eletrônicos nos EUA não era registrado, o seu produto era considerado pirata e acabou causando essa tragédia. Muitos pacientes jovens foram para UTI com lesão nos dois pulmões e o achado era exatamente este: 'aspecto dos vidros foscos dos pulmões'", explicou o pneumologista. 

O que é densidade de vidro fosco, doença de Zé Neto provocada por cigarros eletrônicos?

A "densidade de vidro fosco" é o termo mais adequado para "foco de vidro no pulmão" segundo o especialista. Esta foi a doença que Zé Neto. Aliás, a dupla de Cristiano usou as redes sociais nesta quarta-feira (22) para fazer um alerta quanto ao uso do cigarro eletrônico. "Passei por problema sério no pulmão devido ao cigarro eletrônico. Quem mexe com essa bosta, para com isso porque faz mal", disse o cantor. Clique aqui e veja qual o seu estado de saúde e o que mais ele falou sobre a doença.

As lesões causadas pelo cigarro eletrônico se assemelham muito com as que a covid-19 provoca. "Em certa medida, lembra um pouco o que pode ocorrer no paciente com covid-19. Só que a distribuição das lesões é diferente", pontua Alfredo Leite.

Como é o tratamento e como evitar a 'evali'?

A prevenção mais eficaz contra a evali é a suspensão do uso do cigarro eletrônico. "A partir do momento que a pessoa para, ela dá chance para que o pulmão comece a se recuperar. É comum que se prescreva o uso de corticoides, que são medicações com ações anti-inflamatórias para acelerar a resolução da inflamação dos pulmões causadas pelo cigarro eletrônico", orienta o pneumologista.

O especialista alerta ainda que a doença, se não tratada, pode evoluir para quadros mais graves. Com isso, o paciente pode ir até para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com uso de oxigênio em altas concentrações. Pode haver ainda a intubação de pacientes que precisem de ventilação em respiradores.

Siga o Social1 no Instagram, Facebook, Twitter e TikTok.

Tags

Autor