O site chamado "Quando vou ser vacinado?" utiliza dados oficiais dos estados brasileiros para calcular a previsão em que cada pessoa deve receber o imunizante contra a covid-19. A plataforma é gerida por voluntários, e atua por meio de doações. Para ter acesso à estimativa, o usuário precisa apenas informar a idade, o estado onde mora e marcar se faz ou não parte do grupo prioritário previsto Plano Nacional de Imunização (PNI).
Os criadores explicam que o cálculo é feito a partir de uma média de 7 dias de vacinação por estado, com dados coletados diariamente pelo Projeto Coronavírus Brasil. Do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são recolhidos o recorte dos estados por idade e a projeção da população brasileira. Já para os grupos prioritários, leva-se em consideração a estratégia de vacinação contra Influenza/H1N1 de 2020 disponibilizado pelo DataSUS.
- Pernambuco recebe mais de 187 mil doses de vacinas contra covid-19 nesta quinta-feira
- Covid-19: Pernambuco ultrapassa marca de 50% dos profissionais de saúde com esquema vacinal completo
- Ministro da Saúde defende compra de vacinas contra covid-19 pela iniciativa privada
- Brasil triplica ritmo de vacinação contra a covid-19
- Facebook anuncia apoio a Butantan e Fiocruz em prol de vacinação contra covid-19
A ferramenta também deixa claro que as previsões podem mudar diariamente e estão suscetíveis a mudanças de regras e leis da federação, estados e cidades, e pede para que cada pessoa se informe nos sites dos governos e através de portais confiáveis. Também enfatiza que os grupos prioritários seguem o PNI, e estão suscetíveis a alteração ou priorização por governos estaduais e municipais.