O projeto do Google Destaques, área do Google News onde veículos de mídia selecionam suas principais reportagens, lançado em novembro passado no Brasil e Alemanha, passou a contar, em julho de 2021, com mais de 800 parceiros em vários pontos do mundo.
"Os usuários do Google News (Google Notícias) estão descobrindo o serviço, criando o hábito, a usabilidade do produto vem crescendo e a cada momento estamos implementando melhorias", comentou Andrea Fornes, diretora no Google de Parcerias de Produtos de Notícias para a América Latina. Andrea concedeu entrevista coletiva sobre o produto nesta quarta.
O projeto ainda não chegou aos Estados Unidos e Canadá, mas já está presente na Europa, Àsia, Oceania e América Latina. O JC passou a integrar o Google Destaques (chamado Google News Showcase no exterior) em janeiro de 2021.
A iniciativa permite que os usuários do Google Notícias acessem os destaques de vários veículos de forma gratuita, pois a primeira notícia compartilhada é sempre aberta, mesmo para não-assinantes dos principais jornais. Em troca da abertura do paywall, o Google paga uma remuneração mensal aos veículos, que varia de acordo com a audiência e o valor da assinatura digital.
Curadoria
Andrea Fornes destaca que uma das características do projeto é dar autonomia a cada veículo para fazer a curadoria dos conteúdos que quer destacar. Pelo menos duas vezes por dia, cada jornal atualiza seu cardápio de destaques.
Ela acrescenta que o Brasil é um dos principais mercados para o Google News. E esse efeito deve ser ampliado com a adesão de novos parceiros. Atualmente, o Google se prepara para entrar na Colômbia, onde vários contratos com veículos locais já foram fechados.