A Apple anunciou oficialmente, nesta segunda-feira (6), durante o WWDC22, as novidades do iOS 16. As mudanças vão desde a nova tela de bloqueio, aumento da gama de notícias no News até mesmo a nova funcionalidade de parcelamento por meio do Apple Pay.
>>> Apple anuncia novo MackBook; veja os detalhes e preço no Brasil
A maior mudança anunciada pela Apple diz respeito, segundo a empresa, à tela de bloqueio. Com o iOS16, passará a ser possível a personalização da fonte dos números do relógio, filtros, tamanho e cores dos ícones e widgets, além de personalização da foto de fundo.
As notificações passarão a estar na parte inferior da tela.
Além desta mudança, no Apple Pay, passará a estar disponível a opção de parcelamento. Os pagamentos podem ser realizados a cada 15 dias, com um prazo máximo de até seis semanas.
Outra novidade diz respeito à edição de mensagens enviadas recentemente, com possibilidade de recuperar mensagens excluídas recentemente e marcar conversas como não lidas.
A Apple também permitirá selecionar quais notificações são importantes para ficarem fora do sistema de bloqueio.
Com o iOS16 também será possível alternar entre voz e toque com mais facilidade. Segundo a Apple, os usuários podem digitar e inserir sugestões de QuickType sem precisar paralisar o ditado.
No News, as notícias esportivas favoritas também passam a ter vez, com placar, tempo do jogo e os principais resultados do time favorito do usuário.
O iOS16 estará disponível como atualização gratuita para os usuários a partir do último trimestre do ano, para iPhones 8 e demais à frente.