Neste final de semana, o Hackathon Space Apps 2023 está marcado para acontecer em todo o mundo, inclusive na cidade do Recife. Promovido pela NASA Space Apps Challenge, uma incubadora da Agência Espacial Americana (NASA), os participantes devem construir soluções para problemas reais, usando os dados abertos da Nasa.
O evento acontecerá entre os dias 6 e 8 de outubro, simultaneamente, em 181 países e em mais de 300 cidades ao redor do globo.
Nesta sexta-feira (6), será realizada a abertura do evento. Já no dia 7, a programação será dedicada a realização do trabalho em equipe com acompanhamento dos mentores e, para finalizar, no domingo é a etapa final das propostas com a avaliação e definição das equipes vencedoras.
> Quer receber notícias sobre tecnologia e inovação no email? Assine aqui a Newsletter Inova.Aí;
NASA Space Apps Challenge 2023
O Space Apps Challenge é um hackathon de dimensão internacional, que tem 48 horas de duração e envolve a comunidade global de cientistas, cidadãos, estudantes, engenheiros, artistas e muitos outros, para a construção de soluções inovadoras.
Nesse período curto e intenso, as equipes inscritas no hackathon devem trabalhar para abordar desafios que estão relacionados ao espaço, Terra e ciência. Neste ano, os desafios são focados na disponibilidade da água, sons do espaço, expandir os dados de observação da Terra, além de projetar um mundo habitável fora da Terra baseado em pesquisas científicas.
Recife está na 5ª edição consecutiva do evento e vai contar com mentorias de diversas áreas do conhecimento para impulsionar os maratonistas em suas criações.
O Jornal do Commercio conversou com a co-leader local, Fernanda Muniz, que explicou como funciona o hackathon global.
Nós estamos contanto com 20 mentores de diversas áreas do conhecimento, temos direito espacial, biólogos, geólogos, designers, negócios que estarão apoiando os maratonistas. Este ano, se inscreveram 400, mas selecionamos 100 maratonistas pela capacidade.Afirmou Fernanda Muniz.
Muniz reforçou que o evento é totalmente gratuito, além dos participantes terem acesso livre à equipamentos, alguns softwares e dados para a realização das atividades.
Competição global
De acordo com a co-leader, as indicações serão realizadas da seguinte forma:
- 10 projetos - 1 projeto será indicado
- 20 projetos - 2 vão ser indicados
- A partir de 20 - 3 projetos serão indicados
O destino das equipes selecionadas no Recife será decidido em uma competição global, onde os maratonistas devem apresentar os projetos realizados.