A Meta, empresa dona do Instagram e Facebook, decidiu restringir ainda mais os conteúdos sensíveis nas redes sociais para crianças e adolescentes.
As mudanças foram anunciadas na política de conteúdo. O objetivo é evitar conteúdos que tratem de suicídio, automutilação ou transtornos alimentares e entre outros.
Até mesmo conteúdos que sejam compartilhados no Feed e Stories não aparecerão para os adolescentes.
"Veja o exemplo de alguém postando sobre sua luta contínua contra pensamentos de automutilação. Esta é uma história importante e pode ajudar a desestigmatizar estas questões, mas é um tema complexo e não é necessariamente adequado para todas as idades. Agora, começaremos a remover esse tipo de conteúdo da experiência de adolescentes no Instagram e no Facebook, bem como outros tipos de conteúdo impróprio para a idade", afirmou a empresa em comunicado sobre a nova mudança.
Política de conteúdos para adolescente será aplicada automaticamente
De acordo com a Meta, conteúdos considerados impróprios para adolescentes nos Reels e no Explore já são ocultados. Com a mudança, os conteúdos também serão retirados no Feed e nos Stories.
Os adolescentes com contas no Instagram e Facebook vão passar automaticamente nas configurações de controle de conteúdo restritiva.
As contas antigas também passarão por essa mudança na política de conteúdos.
Além disso, há também restrinção nas buscas por conteúdos sensíveis, sendo direcionadas para recursos especializados em fornecer ajuda, com associações ou canais oficiais de saúde mental.