26
jul

Crítica: Em Ritmo de Fuga, de Edgar Wright

26 / jul
Publicado por Ernesto Barros às 19:45

Esse ano você vai ver poucos filmes tão excitantes e envolventes quanto Em Ritmo de Fuga, o sexto longa-metragem do prodigioso cineasta inglês Edgar Wright, que estreia amanhã em circuito nacional. Da mesma estirpe de Quentin Tarantino, mas sem o apelo à violência, Wright ama o cinema e a música. E pouquíssimos filmes, pouquíssimos mesmo, […]

VER MAIS
26
jul

Crítica: Dunkirk, de Christopher Nolan

26 / jul
Publicado por Ernesto Barros às 15:56

“A maior glória da guerra é a sobrevivência”. A frase do jornalista, escritor, soldado e cineasta Samuel Fuller (1912-1997), cunhada durante sua experiência no front da Segunda Guerra Mundial, parece que foi escrita para definir o longa-metragem Dunkirk, de Christopher Nolan, que estreia nesta quinta-feira (27/7) em circuito nacional. Assim como Fuller, Nolan viu na […]

VER MAIS
10
jul

Crítica: Os Pobres Diabos, de Rosemberg Cariry

10 / jul
Publicado por Ernesto Barros às 21:56

Poeta, cineasta e documentarista, o cearense Rosemberg Cariry tem as tradições nordestinas correndo em suas veias. Em 11 longas-metragens, ele botou na tela histórias e imagens da mitologia do Sertão como nenhum outro cineasta brasileiro recente. Em Os Pobres Diabos, em exibição no Cinema da Fundação/Museu, Rosemberg perscruta um universo em extinção da cultura popular […]

VER MAIS
23
jun

Assista ao programa JC+Cinema de quinta-feira (22/6), na TVJC

23 / jun
Publicado por Ernesto Barros às 15:47

No JC+Cinema desta semana, na TV JC, comentei sobre três filmes que estrearam nesta-feira quinta-feira (22/6):  Mulher do Pai, de Cristiane Oliveira; Divinas Divas, de Leandra Leal; e Ao Cair da Noite, de Trey Edward Shults. Três bons filmes que o cinéfilo que não deve deixar de ver. Além disso, ainda tem um punhado de […]

VER MAIS
21
jun

Crítica: Mulher do Pai, de Cristiane Oliveira

21 / jun
Publicado por Ernesto Barros às 5:05

A representação da mulher é uma das tendências mais perceptíveis do cinema brasileiro recente. Por trás ou frente às câmeras, as mulheres estão construindo um discurso e uma visibilidade que já não passam mais despercebidos. A adolescência – ou o início da vida adulta – tem sido um ponto visitado com frequência em filmes como […]

VER MAIS