22
abr

Crítica: Zama, de Lucrécia Martel

22 / abr
Publicado por Ernesto Barros às 21:17

Com apenas três longas-metragens realizados ao sabor de quase uma década – O Pântano (2001), A Menina Santa (2004) e A Mulher Sem Cabeça (2009) –, a argentina Lucrécia Martel inscreveu seu nome como umas das mais importantes cineastas do começo do século 21. Entretanto, ela passou o mesmo espaço de tempo para realizar um […]

VER MAIS
19
abr

Crítica: Antes que Tudo Desapareça, de Kyioshi Kurosawa

19 / abr
Publicado por Ernesto Barros às 4:58

O japonês Kyioshi Kurosawa – nenhuma relação com o genial Akira Kurosawa, o cineasta mais conhecido do Japão em todo os tempos –, 63 anos, é um dos mais excitantes realizadores da atualidade. Graças a uma intensa produção, sua obra é de grande importância na manutenção dos gêneros populares do cinema – o fantástico, o […]

VER MAIS
18
abr

Crítica: 7 Dias em Entebbe, de José Padilha

18 / abr
Publicado por Ernesto Barros às 4:47

Acusado de manipular a história num episódio da série O Mecanismo, da Netflix, em que uma frase dita pelo senador Romero Jucá foi parar na boca do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o cineasta carioca José Padilha sabe mais do que ninguém que não se brinca com a verdade. A prova disso está estampada […]

VER MAIS
13
abr

Crítica: Severina, de Felipe Hirsch

13 / abr
Publicado por Ernesto Barros às 5:37

O cinema mantém relações amistosas com a literatura desde seus primeiros anos de existência. Quando definiu-se como uma arte narrativa, a escrita já contava com uma tradição secular na arte de contar histórias. Desde então as duas artes andam tão juntas que é impossível viverem separadas, apesar de todas as diferenças. O longa-metragem brasileiro-uruguaio Severina, […]

VER MAIS
07
abr

Crítica: Em Nome da América, de Fernando Weller

07 / abr
Publicado por Ernesto Barros às 15:22

Mal iniciamos o quarto mês do ano e três documentários pernambucanos já foram lançados nos cinemas brasileiros. Depois de O Silêncio da Noite, de Petrônio Lorena, e ao lado de Saudade, de Paulo Caldas (que também chegou ao Recife na quinta-feira, embora desde janeiro já estivesse em exibição no Sudeste do País), já pode ser […]

VER MAIS