Blog O Viral

O Viral

CORAÇÃO DE PEDRA

Médicos encontram pedaço de cimento no coração de paciente que passou por cirurgia para reparar fratura

O caso de 'embolia de cimento intracardíaca' foi publicado no The New England Journal of Medicine, periódico da área da medicina publicado semanalmente

Cadastrado por

Raianne Romão

Publicado em 07/10/2021 às 10:16 | Atualizado em 07/10/2021 às 12:04
Homem de 56 anos estava com falta de ar e dor no peito após cirurgia para reparação de fratura - The New England Journal of Medicine

Um homem de 56 anos compareceu ao pronto-socorro com dores no peito e falta de ar. Ele sentia esses sintomas há dois dias e, na emergência, os médicos fizeram uma investigação com exames mais detalhados. A radiografia e a tomografia computadorizada do tórax mostraram um corpo estranho dentro do tecido do coração: um pedaço de cimento.

Uma semana antes, o paciente havia passado por uma cifoplastia. E o que danado é isso? É um procedimento feito para recolocar o osso após uma fratura. A cirurgia normalmente é feita por especialistas em casos de osteoporose, utilizando cimento ósseo.

"O paciente foi submetido a cirurgia cardiotorácica de emergência. Durante o procedimento, foi encontrado o corpo estranho perfurando o átrio direito e atravessando o pericárdio para o espaço pleural e perfurando o pulmão direito", escreveram os especialistas em um relato, que foi publicado na revista científica "The New England Journal of Medicine".

Durante o procedimento, os profissionais encontraram um pedaço de cimento, usado nesse tipo de operação, que media 0,2 diâmetro de comprimento e 10cm de comprimento.

O material estava começando a causar uma embolia, o que impossibilita a passagem da corrente sanguínea. Era exatamente essa ocorrência que estava provocando os sintomas que o paciente estava sentindo antes de dar entrada no hospital. “O cimento pode vazar para o sistema venoso, endurecer e embolizar”, acrescentaram os profissionais. 

"Após a remoção, o átrio direito do paciente foi reparado. Ele não teve complicações pós-operatórias e, um mês após o procedimento, estava quase recuperado". Depois que os médicos conseguiram retirar o corpo estranho do peito do paciente, o seu coração foi reparado.

O caso de 'embolia de cimento intracardíaca' foi publicado no The New England Journal of Medicine, periódico da área da medicina publicado semanalmente pelos médicos Gabe Weininger, BS, e John A. Elefteriades, MD, Ph.D.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS