Os bastidores do Sport estão fervendo após a não inscrição de quatro reforços na Série A do Campeonato Brasileiro.
À princípio, a informação inicial é que toda a direção de futebol foi exonerada. Apesar disso, os dirigentes rubro-negros convocaram uma entrevista coletiva para a manhã desta terça-feira (28).
Na ocasião, eles irão responder os questionamentos sobre o polêmico caso. O presidente Leonardo Lopes também deve estar presente.
No último sábado, por meio das redes sociais, o executivo Felipe Albuquerque anunciou a saída do Sport.
Ele não explicou o motivo do desligamento, mas segundo informações apuradas, o diretor remunerado era um dos responsáveis sobre a questão no Leão.
Responsabilidade essa dividida com a gerente Luana Moreno.
A reportagem tentou entrar em contato com o vice-presidente de futebol Nelo Campos e os demais dirigentes, mas não obteve sucesso. Todos devem se pronunciar apenas nesta terça-feira.
Os jogadores do Sport que não estão aptos para o Brasileirão são o goleiro Saulo, o lateral-direito Jeferson, o volante Nicolas Aguirre e o atacante Vander. Esses três últimos contratados recentemente.
ENTENDA O CASO
É importante que se entenda que a inscrição de atleta e publicação no BID fazem parte de uma mesma plataforma da CBF, mas são ações independentes.
O BID (Boletim Informativo Diário) é para oficializar na entidade máxima do futebol brasileiro que o clube contratou o jogador. E aí, em seguida, o clube informa qual a competição ele vai disputar.
O Sport fez a primeira parte. Não se sabe porque não fez a segunda, já que Wander, Aguirre e Saulo foram contratados para disputar o Campeonato Brasileiro.
O processo de liberação de jogadores é feito através de uma plataforma virtual da CBF chamada "Gestão Web".
Nele, há um raio-x de todos os atletas do clube: nome completo do atleta, documentos, histórico de clubes, salários, direito de imagens, entre tantas outras informações.
O processo inicialmente feito pelo clube chega para a Federação Pernambucana de Futebol, para a primeira análise da documentação.
Posteriormente, ao ser validada, é enviada para a CBF, que faz uma nova avaliação e, seguida, valida.
Após a publicação no BID, cabe ao responsável do clube, acessar a aba de competições do mesmo sistema, inscrever o atleta na competição específica.
Automaticamente, o jogador já está inscrito. O lateral Jeferson não foi inserido em passo nenhum, nem regularizado, muito menos inscrito.