Blog do Torcedor - Últimas notícias de Flamengo, Palmeiras e Corinthians; Veja onde assistir ao vivo Brasileirão, Libertadores e Champions League

Torcedor

PEDRO HENRIQUE

Clubes estudam ação conjunta contra o Sport por escalação de Pedro Henrique, diz jornal; entenda

Sport teria escalado jogador irregular, mas a CBF e o STJD não se manifestaram a respeito até agora

Cadastrado por

Carolina Fonsêca

Publicado em 07/10/2021 às 17:08 | Atualizado em 07/10/2021 às 17:11
A procuradoria do STJD determinou que o Sport e a CBF precisam se manifestar sobre o caso Pedro Henrique em até três dias - ANDERSON STEVENS/SPORT CLUB DO RECIFE

Representantes jurídicos de alguns clubes da Série A e que brigam na parte de baixo da tabela estão em contato e estudando entrar com uma ação conjunta no STJD para tentar fazer com que o Sport seja punido por ter colocado o jogador em campo de forma irregular. A informação foi divulgada pelo jornalista Venê Casagrande, do jornal O Dia, do Rio de Janeiro.



>> Veja quantos pontos o Sport pode perder por escalação irregular de Pedro Henrique

O jogador que teria sido escalado de forma irregular é o zagueiro Pedro Henrique, contratado pelo Leão junto ao Internacional. 

Antes de vir para o Sport, o atleta havia disputado cinco jogos pelo Internacional, contra Fortaleza, América-MG, Palmeiras, Corinthians e São Paulo. Além disso, ele foi punido com cartão amarelo mesmo estando no banco de reservas em outros dois confrontos - Juventude e Flamengo, tendo participado, portanto, de sete confrontos. O limite para transferências entre clubes da mesma divisão é de seis partidas.

>> Advogado do Sport prega cautela sobre caso Pedro Henrique

>> 'CBF tem que tomar uma posição', cobra presidente do Atlético-GO sobre caso Pedro Henrique, do Sport

De acordo com o O Dia, entre os clubes que estariam se aliando estão o Santos, Grêmio, Atlético-GO e Ceará. A ideia seria entrar com a ação quando os clubes tiverem a certeza de que o STJD não irá apurar o caso por livre e espontânea vontade. A reportagem citou ainda que o Grêmio sinalizou que pode, inclusive, acionar o STJD sozinho.

A legislação vigente sobre o tema está no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que diz: "Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar da partida".

Após extrapolar o limite, atingindo sete partidas pelo Colorado, Pedro Henrique foi contratado pelo Sport em 19 de agosto. No rubro-negro, ele foi relacionado para cinco partidas - diante de Chapecoense, São Paulo, Athletico Paranaense, Atlético Mineiro e Fortaleza, tendo entrado em campo em quatro delas.

Por ter relacionado um jogador irregular por cinco vezes, o Sport, segundo o CBJD, perde três pontos para cada partida, chegando a 15. Soma-se a isso, a pontuação conquistada nesses jogos, dois empates contra Chape e Athletico Paranaense, totalizando, então, 17 pontos de punição. Coincidentemente, o mesmo número de tentos somados até o momento na Série A.

VEJA MAIS CONTEÚDO

Show Player

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS