Eleições do Náutico: chapas, candidatos, horário de votação e mais; saiba tudo
Pela primeira vez em seis anos, o clube terá um bate-chapa e com três candidaturas na disputa
As eleições do Náutico que definirão o presidente e o vice-presidente para o biênio 2022-2023 acontecem neste domingo (5), das 8h às 17h, na sede do clube, no bairro dos Aflitos, Zona Norte do Recife. Pela primeira vez em seis anos, o clube terá um bate-chapa e com três candidaturas na disputa, sendo um grupo da situação e dois de oposição. Em 2015, Marcos Freitas venceu a disputada eleição por uma diferença de 10 votos. Do outro lado, oposição na época, estava o atual presidente Edno Melo. Posteriormente, nos dois pleitos seguintes, o atual mandatário não teve concorrentes.
>> Veja propostas dos candidatos à presidência do Náutico para o futebol
A reportagem do Blog do Torcedor reuniu todas as informações importantes para os sócios alvirrubros que vão votar no domingo. Confira!
Quem pode votar?
Estão aptos a votar todos os sócios que estiverem dia com as suas mensalidades. No último dia 14 de novembro, o Timbu divulgou a última lista oficial com os nomes de todos os associados aptos a votar neste domingo. Confira:
Como será o voto?
Os sócios receberão uma cédula com nome e número das três chapas concorrentes. Para votar, é só assinalar a opção escolhida e depositar o voto na urna. Em caso de marcação de mais de uma chapa, o voto será anulado.
- Náutico renova com joia do clube até 2023
- Jogador do Náutico entra na Seleção da Galera da Série B de 2021; confira
- Executivo de futebol da chapa Inova Náutico em caso de vitória, Sangaletti fala sobre futuro de Hélio dos Anjos
- Técnico do Náutico Hélio dos Anjos diz que presidente de clube não tem que cuidar de detalhes: "Tem que fazer tremer"
- Reforço para 2022! Atacante do Náutico tem nome publicado no BID da CBF
O que levar no dia da eleição?
Os alvirrubros aptos a votar devem apresentar um documento oficial com foto para que os mesários possam conferir os dados e liberar para a votação.
Como saber em qual urna deve votar?
O Náutico terá seis urnas para votação, divididas em ordem alfabética. O sócio deve procurar a urna que tem a inicial do seu nome e se dirigir até ela.
Chapas
Náutico Sustentável
A chapa Náutico Sustentável conta com o ex-vice Jurídico do clube alvirrubro, Bruno Becker, encabeçando o grupo de oposição. Ao lado do advogado, está Ivan Pinto da Rocha, como vice-presidente - o número da chapa nas cédulas de votação será o 30. Becker tem 43 anos e é advogado. Ele tornou-se conselheiro do clube pela primeira vez em 2016 e participou da comissão eleitoral das eleições de 2017. Em 2018, ele se tonou diretor jurídico do Alvirrubro. Dois anos depois, em 2020, assumiu a vice-presidência do departamento, onde ficou até o dia 21 de outubro deste ano.
Avança Náutico
Representando a situação, Diógenes Braga, atual vice-presidente Executivo e de Futebol do clube é o candidato à presidência pela chapa Avança Náutico e o seu vice-presidente é Luiz Filipe Figueirêdo. A candidatura é representada pelo número 20 nas urnas. Diógenes Braga tem 46 anos, é médico veterinário e empresário no ramo do agronegócio. O envolvimento dele com os bastidores do clube teve início em 2014, quando se tornou conselheiro. Antes disso "era um torcedor de arquibancada", como ele mesmo definiu. Em 2015, Braga integrou pela primeira vez a diretoria de futebol do Náutico e em 2016 foi eleito conselheiro outra vez, exercendo a função até 2017. A segunda passagem de Diógenes pelo conselho deliberativo foi marcada pela convocação feita por ele para a assembleia geral que determinou a volta dos jogos do Náutico ao estádio dos Aflitos. Neste processo, inclusive, o candidato integrou a comissão paritária, sendo titular da pasta comercial da comissão, onde ficou até ser eleito vice-presidente do clube, junto com Edno Melo como presidente. Ainda como conselheiro nos anos de 2016 e 2017, Diógenes também presidiu a Comissão de Futebol do Conselho Deliberativo.
>> Faltou ousadia no planejamento do Náutico para 2021? Veja o que pensa Diógenes Braga
>> Fica ou Sai? Diógenes explica situação de Jean Carlos, Vinicius e Caio Dantas no Náutico
Inova Náutico
A candidatura da Inova Náutico tem Plínio Albuquerque como postulante à presidência e Waldir Mendonça como vice. Nas urnas, o número da chapa será o 10.
Plínio tem 36 anos, é administrador de empresas e empresário nos seguimentos da indústria, saúde, beleza, estética e entretenimento. Em 2015, ele fundou o grupo Vermelho de Luta e disputou a eleição daquele ano com Edno Melo como candidato a presidente. Na ocasião, a candidatura perdeu a eleição por uma diferença de apenas 10 votos. Durante o primeiro mandato da atual gestão, Albuquerque chegou a ser diretor comercial por um ano, mas entregou o cargo, segundo ele, por não acreditar na forma como o clube estava sendo conduzido.
Sabatinas do Blog do Torcedor e da Rádio Jornal
Nas últimas semanas, o Blog do Torcedor acompanhou as campanhas das três chapas inscritas e conversou com os candidatos para que os alvirrubros pudessem conhecer melhor os planos de cada candidatura para o clube em caso de vitória. Os candidatos foram entrevistados em ordem alfabética.
Veja as sabatinas realizadas pelo Blog do Torcedor com os três candidatos:
Bruno Becker
Diógenes Braga
Plínio Albuquerque
Na última segunda-feira (29), o programa Fórum Esportivo da Rádio Jornal também reuniu os candidatos para uma sabatina. Bruno Becker, Diógenes Braga e Plínio Albuquerque foram entrevistados durante 30 minutos, cada, por repórteres do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. Veja:
O que está proibido e o que está permitido no domingo, nos Aflitos?
Nesta sexta-feira (3), o Clube Náutico Capibaribe detalhou, por meio de postagem nas redes sociais, que não será permitida a entrada de grupos portando camisas de torcidas organizadas. O uso de camisas e adesivos das chapas está permitido, mas não pode haver bandas ou fanfarras na sede. A manifestação política deve ser feita apenas de maneira silenciosa - utilizando camisas e adesivos - no salão social.
Eleição marcada por denúncias de assédio
A penúltima semana antes da realização das eleições do Náutico foi marcada por graves denúncias de assédio contra Errisson Melo, agora ex-superintendente financeiro do clube e irmão de Edno Melo, atual presidente. Dada a gravidade do tema, as eleições do clube deixaram de ser o centro das atenções como se esperava, devido a proximidade do pleito.
O primeiro caso veio à tona no dia 22 de novembro, quando Tatiana Roma, ex-diretora da Mulher e Operações do alvirrubro tornou público um relato de que havia sofrido assédio moral e importunação sexual de autoria de Errison. No decorrer dos últimos dias, outras mulheres revelaram terem sido vítimas dele, inclusive uma adolescente de 15 anos.