Jorge Jesus ainda vai fechar com o Flamengo? Veja o cenário e quais as chances de isso ocorrer
Treinador foi demitido do Benfica nesta terça-feira (28)
O cenário que o torcedor flamenguista tanto sonhou desde a saída de Jorge Jesus em julho de 2020 aconteceu. O clube está sem treinador e o "Mister" está sem clube.
> Benfica demite Jorge Jesus: veja possíveis destinos do treinador
> Diego Costa pede pra sair do Atlético-MG; veja os possíveis destinos do atacante
Ou, ao menos, é a situação oficial do momento. Jorge Jesus foi, de fato, demitido do Benfica na manhã desta terça-feira e não comanda mais o time português, ficando livre para acertar com qualquer nova equipe. O Flamengo, por sua vez, ainda não anunciou um substituto para Renato Gaúcho.
Mas, como dito acima, é essa a situação oficial. Insatisfeito com a demora na definição da situação de Jorge Jesus com o Benfica, o Flamengo já tem tudo acertado com Paulo Sousa, treinador, também português, de 51 anos, que atualmente comanda a Polônia e espera apenas o desligamento do mesmo com a seleção europeia para fazer o anúncio oficial.
> Jorge Jesus "desolado" e "chateado" com escolha do Flamengo por Paulo Sousa, afirma jornal
Anúncio este que corre o risco de não se concretizar, já que o presidente da Federação Polonesa de futebol, Cezary Kulesza , já deixou claro que não pretende liberar o treinador às vésperas da disputa da repescagem da Copa do Mundo de 2022.
Este cenário deixaria o caminho livre para que o retorno do "Mister" ao clube em que conquistou mais títulos do que derrotas se concretizasse. Se o Flamengo não quis esperar por Jorge Jesus, é certo afirmar que não deve esperar por Paulo Sousa, ainda mais com um treinador histórico e pedido pela torcida à disposição.
Mas, a situação não é tão simples quanto parece. Segundo o repórter da Globo Eric Faria, embora Paulo Sousa não tenha se desligado da Polônia, ele já tem contrato assinado com o Flamengo, o que tornaria a não chegada dele inviável.
Além disso, Eric também garantiu que o Flamengo não voltará atrás na sua decisão e que Paulo Sousa deve ser anunciado entre esta terça (28) e quarta (29) e garantiu que a única chance do acordo não ser concretizado é caso a Polônia de fato não libere o treinador.
- Ex-São Paulo e Vasco, Benítez é alvo de clube da Série B
- Cuca na Seleção? Galvão Bueno é a favor da troca de Tite pelo agora ex-técnico do Galo; saiba o motivo
- Hugo, irmão caçula de Diego Maradona, morre aos 52 anos
- NBA: Brooklyn Nets e Chicago Bulls vencem fora de casa com boas atuações de Harden e DeRozan
- Sport projeta volta da Taça Ariano Suassuna em 2022; confira a data e como Durval e Magrão estão envolvidos
Fica difícil entender em qual pé está a situação de Paulo Sousa com a Polônia pois ao mesmo tempo em que o presidente da federação afirma não querer liberá-lo, o clima para a continuidade do português não é dos melhores e gerou irritação em ídolos históricos do futebol polonês, como Boniek, ex-presidente da federação polonesa, que se disse "enojado" com a atitude de Paulo Sousa, como do próprio Lewandowski, capitão e principal jogador do atual elenco, que se disse "chocado" com a decisão.
De qualquer forma, Polônia e Flamengo terão que definir a situação o mais cedo possível. Caso o acordo seja selado, os poloneses terão que correr para achar um substituto à altura para tentar levar a seleção para mais uma Copa do Mundo via repescagem, que acontecem no fim de março.
A Polônia enfrenta a Rússia no dia 24 de março e, caso vença, ainda terá que superar o vencedor entre a favorita Suécia e República Tcheca.
Já o Flamengo também terá que correr. Com reapresentação marcada para 10 de janeiro, o clube ganhou a concorrência do Atlético Mineiro na busca por um treinador de ponta, sendo o próprio Jorge Jesus um dos principais nomes especulados no Galo.