Vice-campeão da Libertadores e do Brasileirão em 2021, o Flamengo segue na busca para trazer um novo desde a saída de Renato Gaúcho.
Como tem sido nos últimos anos, a diretoria rubro-negra prioriza nomes de peso, que cheguem com prestígio suficiente parar retomar os tempos de conquistas. Tendo isso em vista, todos os nomes especulados até o momento são de estrangeiros, confira quais e a situação de cada um.
> Flamengo comemora 34 anos do Brasileiro de 1987; título que a Justiça assegura ser do Sport
> Veja como iminente título do Atlético Mineiro na Copa do Brasil pode ser bom para o Flamengo
Jorge Jesus
Talvez o maior treinador da história do clube, Jorge Jesus é o grande favorito da torcida para assumir o comando técnico. O "Mister" passou pouco mais de um ano no comando do Flamengo e conquistou mais títulos do que teve derrotas. Quando se fala em um novo treinador no clube, sobretudo um estrangeiro, se fala em um "novo Jorge Jesus", quem melhor do que o próprio para ocupar esse lugar?
O problema é que a situação não é tão simples. Jorge Jesus tem contrato com o Benfica até junho de 2022 e dificilmente deixará o cargo até lá. A chance mais plausível aconteceu há alguns dias, quando havia a possibilidade do time português cair na fase de grupos da Champions, o que não aconteceu e quem foi eliminado foi o Barcelona. Uma eliminação agora só viria em março, quando acontece o jogo da volta das oitavas de final contra o Ajax. Fica difícil imaginar que o Benfica troque de treinador a três meses do fim da temporada e, tampouco, que o Flamengo espere até lá. A esperança fica por parte de um vexame no Campeonato Português com uma sequência negativa que aniquile as chances de título.
Marcelo Gallardo
Se há um treinador sul-americano prestigiado, este é Marcello Gallardo. O argentino é tão bem quisto que quando se especulou que não mais ficaria no River Plate, não só o Flamengo, mas também a seleção do Uruguai e o Barcelona sondaram a situação do treinador. A questão é que ele, que chegou a se dizer "seduzido pelo Flamengo" optou por ficar no clube argentino, onde está desde 2014 e conquistou duas Libertadores, por mais uma temporada.
> Gabigol revela que tem propostas para deixar o Flamengo, mas tem que analisar tudo
Carlos Carvalhal
Português como Jorge Jesus, o treinador de 56 anos mais do que a nacionalidade como semelhança com o "Mister". Também com contrato até junho de 2022, fica difícil sua vinda ao Flamengo. O Braga, time que comanda, é o 4° colocado no Campeonato Português e garantiu vaga no mata-mata da Europa League.
Em 2020, foi o grande favorito para assumir o lugar de Jorge Jesus, mas, por receio de se mudar para o Brasil durante uma fase crítica da pandemia de covid-19, acabou preterido pro Domènec Torrent.
Segundo o jornal luso "A Bola", o Braga só aceitaria liberá-lo mediante pagamento da multa rescisória, estabelecida em 10 milhões de euros, ou R$ 63,1 milhões na cotação atual, valor impensável para a realidade do mercado de treinadores no Brasil.
Em situação similar a do "Mister", Carvalhal não deve ter a preferência na disputa, sobretudo por pressão da torcida.
Vítor Pereira
Outro português, o treinador de 53 anos atua na Turquia, adversária de Portugal na repescagem para a Copa do Mundo de 2022. Ele comanda o tradicional Fenerbahçe, mas não vive boa fase, estando em 5° lugar, 12 pontos atrás do líder Trabzonspor e fora da zona de classificação para competições europeias.
A imprensa turca especula sua saída, o que pode ser facilitada pela baixa multa rescisória, mesmo com contrato até junho de 2023. Para tirá-lo do Fenerbahçe é preciso pagar o valor de 500 mil euros, algo em torno de R$ 3,17 milhões, valor dentro da realidade do Flamengo e que ainda pode ser reduzido através de negociações.
Vítor Pereira acumula alguns bons títulos na carreira, sobretudos nacionais. Pelo Porto, conquistou o Campeonato Português em 2012 e 2013. Dois anos depois, pelo Olympiakos, foi campeão grego na temporada 2014/15.
Seus últimos títulos foram na China, pelo Shanghai SIPG. Em 2018 conquistou o campeonato nacional e e, 2019, a Supercopa.
- Guardiola estará de volta ao Barcelona; motivo é triste, afirma rádio catalã
- Amizade ou affair? Letícia Buffoni posta foto em casa de surfista brasileiro; veja
- Arsenal: atacante perde braçadeira de capitão e está fora do jogo contra o West Ham; saiba o que ele fez
- VP do Sport revela valores e detalhes do contrato de Adryelson; confira
André Villas-Boas
Com 44 anos, é o único treinador livre no mercado desta lista, Villas-Boas é o antecessor de Jorge Sampaoli no Olympique de Marseille, clube que treinou até março deste ano. Talvez seja o nome mais provável de assumir o Flamengo. Além do fato de que o clube não precisaria gastar tempo e nem dinheiro negociando com outro clube, o português tem a aprovação da torcida, que realizou um "tuitaço" pedindo sua contratação logo após a demissão de Renato Gaúcho.
Tal prestígio se deve à sua relação com José Mourinho, de quem foi auxiliar na conquista da Champions League de 2004 pelo Porto e nas passagens do "Special One" por Chelsea e Inter de Milão. Na sua "carreira solo", também fez grandes feitos, o maior deles o título da Europa League em 2011, também com o Porto. Acumula também passagens por importantes clubes europeus como Chelsea, Tottenham e Zenit.
O principal adversário do Flamengo? A Seleção Portuguesa. Provável motivo de não ter acertado com um novo clube, Villas-Boas tem como um de seus objetivos na carreira comandar a seleção de seu país, o que pode acontecer muito em breve, caso Portugal, hoje comandado por Fernando Santos, caia na repescagem numa chave que conta com Turquia, Macedônia do Norte e Itália. Os jogos acontecem em março.