O atacante Vinícius foi um dos principais destaques do Náutico nesta temporada, mas antes mesmo do fim da Série B ele anunciou que não permaneceria nos Aflitos. Uma negociação com o Bahia estaria na pauta do jogador de 28 anos. A intenção seria disputar a primeira divisão, mas os tricolores acabaram sendo rebaixados.
Isso fez com que o atleta voltasse ao radar da diretoria do Timbu e, principalmente, da torcida. Os alvirrubros "invadiram" a última postagem de Vinícius no Instagram, fazendo um mutirão de pedidos para que ele volte à equipe. A foto já tem mais de mil comentários e o atacante chegou a interagir com alguns alvirrubros, mas sem falar sobre o assunto em específico. A hashtag #FicaVini chegou a ser levantada.
> Relembre como foi a despedida de Vinícius no Náutico
> Após despedida de Vinícius do Náutico, Hélio dos Anjos sinaliza o destino do atacante
Informações de bastidores dão conta que o novo presidente eleito, Diógenes Braga, já iniciou conversas com o jogador, mas o andamento da negociação ainda é desconhecido.
Em 2021, com a saída de Erick e a lesão de Kieza, Vinícius foi o homem-gol do Náutico. Ao todo, ele disputou 43 jogos, tendo marcado 13 gols e dado 13 assistências. Ao lado de Jean Carlos (11 gols), ele foi o artilheiro do time de Hélio dos Anjos na Série B com oito gols.
> Sport e Náutico: maratona à vista no início de 2022; entenda o motivo
> Diretor de futebol do Náutico fala sobre "concorrência desleal" por jogadores no mercado
> Marcelo Adnet aparece cantando o hino do Náutico em vídeo; assista
Para repor o setor desfalcado, o Náutico trouxe até o momento apenas Ewandro, ex-CSA. Kieza e Álvaro tiveram os seus contratos renovados. Além do próprio Vinícius, outros sete atacantes ofensivos saíram do clube após o término do Brasileirão: Giovanny. Matheus Carvalho, Taílson, Caio Dantas, Colmán, Paiva, Iago Dias e Jacob Murillo.