AFP
A Procuradoria Provincial de Barcelona abriu uma investigação sobre a gestão do FC Barcelona, quando estava sob a diretoria anterior presidida por Josep Maria Bartomeu, informaram fontes do ministério público à AFP nesta sexta-feira (28).
>> Barcelona encaminha acerto com titular absoluto do Chelsea, afirma TV
O inquérito é consequência de uma denúncia apresentada na última quarta-feira à Promotoria pela atual diretoria do Barcelona, que Joan Laporta comanda desde março passado.
>> Bom nome? Barcelona se aproxima de acerto com titular absoluto do Bayern; confira
As investigações estão sendo realizadas pela área de crimes econômicos do Ministério Público, que terá que decidir se de fato algum tipo de ilegalidade poderia ter ocorrido.
A diretoria do Barça tomou essa medida com base no relatório 'forense', uma auditoria mais profunda do estado do clube, realizada como resultado da auditoria interna apresentada em outubro.
- Afastado pelo Barcelona, Dembélé se aproxima de acerto com gigante da Premier League
- Barcelona amarga segunda eliminação seguida na prorrogação, agora na Copa do Rei
- Barcelona tenta sair do "buraco", reduzir dívida bilionária e se reconstruir para voltar às glórias; saiba como
- Cobiçado pelo Barcelona, ''destaque'' do 7x1 fala sobre o seu futuro; confira
- PSG e Newcastle disputam contratação de astro do Barcelona; confira
- Barcelona não encanta, mas vence Alavés e se aproxima do G-4 do Espanhol
Na auditoria apresentada em outubro, o diretor-geral do clube, Ferran Reverter, afirmou que em março passado, quando a nova diretoria chegou, a entidade estava em "falência contábil" com uma dívida e compromissos futuros no valor de 1,35 bilhões de euros, problemas de caixa e uma vasta folha salarial.
Na apresentação dessa auditoria também foi revelado que estava sendo realizado este relatório 'forense', com o qual o clube tenta elucidar se poderiam ter ocorrido irregularidades na gestão do Barça.
>> Barcelona mira contratação de dupla da Seleção Brasileira; confira
Na próxima terça-feira, "os resultados do trabalho de investigação forense serão apresentados publicamente", informou o clube catalão na quarta-feira.
>> Copinha: sensação do Palmeiras provoca guerra entre Real Madrid e Barcelona
O presidente Laporta será responsável por anunciar esses resultados e "as ações já iniciadas pelo clube que consistem em apresentar uma queixa à Promotoria Provincial de Barcelona por fatos decorrentes das conclusões da investigação forense".