O Governo de Pernambuco anunciou novas restrições, nesta segunda-feira, com o intuito de combater a covid-19. Apesar da nota oficial do Estado não falar explicitamente, a reportagem do Blog do Torcedor confirmou com a assessoria do Palácio das Princesas que a medida também vale para os estádios de futebol. Se encaixando, assim, como eventos realizados em espaço aberto.
>> Com alta da ômicron, Governo de Pernambuco amplia restrições e cancela feriado de Carnaval
As novas restrições começam a valer a partir da próxima quarta-feira (9) e vão até o dia 1º de março. Nesse período, os clubes de futebol de Pernambuco só poderão receber 500 torcedores. Antes, a capacidade era de 3 mil torcedores ou 50% do espaço, o que for menor.
>> Avanço da covid-19 faz Pernambuco reduzir capacidade de eventos; veja novas regras
Continua sendo necessário a apresentação do passaporte vacinal, além de um teste negativo da covid-19, sendo o antígeno nas últimas 24 horas e o RT-PCR dentro de um prazo de 48 horas. Até 54 anos, os torcedores precisam comprovar as duas doses da vacina. A partir de 55 anos, também a cobrada a dose de reforço.
As novas restrições do Estado não afetam o jogo desta terça-feira (8) entre Sport x Sousa, na Ilha do Retiro, pela Copa do Nordeste. Nesta semana, as partidas afetadas com as medidas são os duelos entre Náutico x Retrô, Sport x Caruaru City, Náutico x Fortaleza e Sport x Santa Cruz.
>> Prefeitura do Recife anuncia testagem de covid-19 para idosos sem necessidade de agendamento
Nos Aflitos, o Náutico recebe o Retrô, nesta quarta-feira (9), pelo Pernambucano, e no sábado (12), o Fortaleza, em partida válida pela Copa do Nordeste. O clássico entre Sport x Santa Cruz está previsto também para o próximo sábado. Antes, na quinta-feira, o Leão encara o Caruaru City pelo Estadual.
Assim como o jogo desta quarta-feira, no estádio Cornélio de Barros, entre Salgueiro x Santa Cruz, os clubes menores do Estado estavam adotando a capacidade mínima de 300 torcedores. Ou até mesmo realizando os jogos de portões fechados. Isso para não precisar arcar com os custos dos testes para o público.
>> Covid-19: Brasil registra 197 mil casos e 1.308 mortes em 24 horas
Segundo o Governo de Pernambuco, "919 pacientes estão internados com quadros respiratórios graves nos leitos de UTI na rede pública – mesmo patamar de julho do ano passado. Além disso, a média móvel de confirmações diárias de novos óbitos no Estado chegou a 13,2 nesta segunda-feira (07.02) – um aumento de 128% na comparação com a de 14 dias atrás".
"Reduzimos a capacidade dos eventos de 3 mil para 500 pessoas e não descartamos tomar outras medidas restritivas se o número de casos continuar em crescimento acelerado", afirmou o governador Paulo Câmara, em nota.