O Barcelona, apesar das limitações financeiras, foi bastante ativo no último mercado de transferências trazendo Aubameyang, Adama Traoré e Ferrán Torres, que já renderam bons frutos na vitória por 4 x 2 no clássico contra o Atlético de Madrid.
Segundo o jornal espanhol Sport, a chegada recente e o bom desempenho dessas peças somados ao excesso de opções no ataque, podem fazer quatro jogadores deixarem o Barcelona ao fim da temporada, sendo dois deles considerados grandes contratações em suas chegadas.
Tratam-se de Memphis Depay, Dembélé, Braithwaite e Luuk De Jong.
Dentre os nomes, o que mais impressiona é o do holandês Memphis Depay, que chegou ao clube a menos de um ano e como principal contratação do clube.
De fora por lesão já há algumas partidas, Depay estaria insatisfeito na equipe após a saída de Ronald Koeman, antecessor de Xavi no comando técnico catalão e desejaria procurar uma nova equipe. O clube, que o contratou a custo-zero, o veria como uma excelente oportunidade de fazer dinheiro e abastecer os cofres do clube.
Dembélé por sua vez, já foi até afastado pelos recentes episódios de indisciplina e pelo entendimento da direção de que ele não está focado em jogar pelo clube. Sua saída não surpreende e já era esperada. O mesmo, embora por outros motivos, acontece com Braithwaite e Luuk De Jong.
Dinarmaquês e holandês nunca gozaram de muito prestígio com torcedores e chegaram para "tapar buracos", causados por lesões e dificuldades de mercado, na equipe catalã.
Com contrato até junho de 2024, Braithwaite deve ser emprestado a uma nova equipe, já De Jong, que pertence ao Sevilla, terá seu vínculo de empréstimo com o Barça encerrado ao final da atual temporada e deve voltar ao antigo clube.
Todas as decisões, segundo a publicação, tem o aval de Xavi, que pretende também envolver alguns jovens jogadores no elenco naqueles que não fazem parte dos planos para a próxima temporada.