Após o Vasco anunciar a venda de 70% da SAF para um grupo de investidores, o Botafogo, adquirido recentemente pelo executivo americano John Textor, não esperou para dar uma resposta e já fez contatos para tentar a contratação de um dos principais artilheiros da Europa.
Trata-se dos israelense Eran Zahavi, de 33 anos, que atua no PSV, da Holanda. Segundo o Lance!, o jogador se reuniu com a diretoria do Botafogo na semana passada para tentar um acordo até abril, quando se encerra a janela de transferências.
A esperança é que o jogador, que tem contrato com os holandeses até junho, rescinda o seu contrato e chegue ao clube sem custos antes do fim da temporada europeia.
O empecilho fica por conta do fato de Zahavi ser constantemente escalado como titular, embora tenha perdido um pouco de espaço após uma lesão no joelho e a troca de treinadores no time, que passou a ser escalado sem um centroavante de origem em repetidas ocasiões.
Na atual temporada, Zahavi disputou 29 jogos, marcou 9 gols e deu 8 assistências. Números muito positivos, mas que ainda ficam abaixo do seu histórico recente, como na temporada 2018-19, quando marcou 29 gols em 28 jogos no Campeonato Chinês atuando pelo Guangzhou City.
O brilho que faz Zahavi ser reconhecido no mundo, no entanto, vem do seu desempenho pela seleção de Israel, que disputa as competições da Uefa por motivos geopolíticos.
Atuando contra grandes seleções europeias, Zahavi foi vice-artilheiro das Eliminatórias da Euro em 2020 com os mesmos 11 gols marcados por Cristiano Ronaldo, e também das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, com 8 gols, atrás apenas de Depay e Harry Kane com 12.
Na carreira, como um todo, Zahavi disputou 560 jogos e marcou impressionantes 319 gols, além 96 assistências.