Chegou o momento! Nesta quinta-feira (24), começa a repescagem europeia para a Copa do Mundo. Na Chave 3, Portugal e Turquia farão um dos duelos na briga por uma vaga no Catar, em novembro.
Em jogo único, o jogo promete muitas emoções e pode eliminar Cristiano Ronaldo, o que faria o português ficar de fora de uma Copa pela primeira vez na carreira. Defendendo Portugal desde 2003, ele esteve presente nas edições de 2006, 2010, 2014 e 2018.
Mas, embora o camisa 7 do Manchester United esteja confirmado para a partida, o técnico Fernando Santos terá sérios problemas para armar o time que enfrenta os turcos, no Estádio do Dragão, no Porto, em Portugal, às 16h45, horário de Brasília.
São pelo menos seis desfalques de peso confirmados. A dupla de zaga titular Rubén Dias, do Manchester City, lesionado, e Pepe, do Porto, com covid-19, são as principais baixas.
Os meias Rubén Neves, do Wolverhampton, e Renato Sanches, do Lille, também lesionados, são outros que ficarão de fora.
Por fim, os laterais João Cancelo, que vive grande temporada no Manchester City, suspenso e Semedo, do Wolverhampton e preferido na escalações de Fernando Santos, por lesão, completam a lista de desfalques que ainda conta o goleiro reserva Anthony Lopes, do Lyon.
Portugal pode enfrentar a Itália
Sem dúvidas, esta chave é a mais aguardada desta repescagem. Quem avançar deste jogo irá encarar vencedor de Itália x Macedônia do Norte, o que torna concreta a chance de termos um Portugal x Itália na última e decisiva partida que valerá a vaga na Copa do Mundo.
Embora a lógica, constantemente contrariada no futebol, aponte que teremos lusos e italianos na grande decisão, turcos e macedônios já aprontaram contra seleções favoritas nestas Eliminatórias. A Turquia venceu a Holanda, por 4 x 2, e a Macedônia do Norte venceu a Alemanha, por 2 x 1.
Ambos os resultados aconteceram na primeira vez que as equipes se enfrentaram. Nas partidas de volta, no entanto, tanto holandeses quanto alemães golearam os respectivos adversários. Acontece que, sendo jogo único, nem Portugal nem Itália poderão se dar o luxo de cometer tais erros.
Caso Portugal avance, é esperado que os desfalques contra a Turquia estejam aptos para a grande decisão, marcada para o dia 29, às 15h45, horário de Brasília.