Nos pênaltis, Náutico vence o Santa Cruz, avança para final e vai em busca do bicampeonato do Campeonato Pernambucano

Adversário na final saíra do duelo entre Retrô x Salgueiro ou Sport
Haim Ferreira
Publicado em 02/04/2022 às 19:00
ALEGRIA ALVIRRUBRA Jogadores do Náutico comemoram vitória nos pênaltis contra o Santa Cruz, nos Aflitos Foto: CHARLES JOHNSON/JC IMAGEM


O Náutico está na final do Campeonato Pernambucano 2022. Na tarde deste sábado (2), os alvirrubros venceram o Santa Cruz nos pênaltis (4x3), nos Aflitos, e vão em busca do bicampeonato estadual.

A partida terminou empatada em 0x0 no tempo regulamentar. O placar refletiu o fraco nível técnico que as duas equipes apresentaram ao longo dos 90 minutos.

Foi um jogo duro de assistir para os pouco mais de 10 mil torcedores do Timbu que puderam comparecer ao estádio.

O primeiro tempo foi de pouco trabalho para os goleiros. No segundo tempo, o duelo melhorou um pouco e, com a necessidade do resultado, os dois times precisaram se lançar ao ataque.

No entanto, faltava efetividade na hora da finalização. Pelo lado coral, Rafael Furtado chegou a ficar cara a cara com Lucas Perri em duas oportunidades, mas não conseguiu concluir.

Já no Timbu, a melhor chance veio em lindo chute colocado de Robinho, que tirou tinta da trave de Kléver. Com o empate a partida foi para os pênaltis.

Nos tiros livres diretos, Jean Carlos foi o único a errar a cobrança pelo Náutico. Hereda, Pedro Victor, Amarildo e Junior Tavares converteram.

Pelo Santa Cruz, Alex Alves e Edson Ratinho desperdiçaram, enquanto Esquerdinha, Rodrigo Yuri e Marcos Martins mandaram para o fundo das redes. Mas foi insuficiente.

O Timbu agora aguarda o desfecho de dois confrontos para saber quem enfrentará na grande decisão. Isso porque a partida das quartas de final entre Salgueiro x Sport sequer foi realizada. O vencedor deste jogo pegará o Retrô, na semifinal, na Arena de Pernambuco.

Náutico pode perder mando de campo

Após a classificação para a final do Campeonato Pernambuco, quanto o Náutico venceu o Santa Cruz nos pênaltis neste sábado (02), torcedores do Timbu invadiram o gramado do Estádio dos Aflitos para comemorar.

Parte dos pouco mais de 10 mil torcedores que estiveram presentes no estádio pulou a proteção de vidro que separa arquibancada do gramado.

Policias demoraram mais de 10 minutos para dispersar a multidão. A invasão pode causar punição ao Náutico, que espera o vencedor de Retrô x Salgueiro x Sport na final.

Parte dos pouco mais de 10 mil torcedores que estiverem presentes no estádio pulou a proteção de vidro que separa arquibancada do gramado.

Policias demoraram mais de 10 minutos para dispersar a multidão. A invasão pode causar punição ao Náutico, que esperar o vencedor de Retrô x Sport ou Salgueiro na final.

Em nota, a Polícia Militar de Pernambuco informou que havia pactuado com o Náutico um número de seguranças particulares maior que o disponibilizado pelo clube e que eles seriam os responsáveis por conter esse tipo de invasão. Leia a íntegra do documento:

"A Polícia Militar informa que antes de qualquer partida de futebol oficial disputada em Pernambuco, independentemente do porte dos envolvidos, é realizada uma reunião de planejamento, que reúne não apenas policiais militares, como também policiais civis, bombeiros, e entidades civis, como o SAMU, DETRAN, EMLURB, CTTU, representantes das agremiações esportivas e tantas outras que têm atuação direta na segurança e no bem estar dos torcedores.

No caso específico do Náutico x Santa Cruz, foi pactuado, entre as partes envolvidas, tomando-se por base a expectativa de público para o espetáculo, um número de policiais militares e outro de seguranças particulares, a serem contratados pelo clube mandante, no caso, o Náutico. A PMPE cumpriu a risca o acertado, porém o clube disponibilizou um número menor do que havia sido calculado como o necessário para a tranquilidade do espetáculo.

Parte desses seguranças particulares seria responsável justamente para conter esse tipo de invasão, sendo colocados no entorno do campo de jogo, o que não aconteceu conforme o planejado.

A PMPE lembra, ainda, que como sempre, não medirá esforços para garantir a segurança do público nos próximos jogos, contando com o fato de os clubes cumprirem também com suas obrigações em eventos particulares como o futebol."

Vale lembrar que o Náutico é reincidente na prática. Em 2019, após vitória contra o Paysandu também nos pênaltis e acesso à Série B, a torcida também invadiu o gramado .

O Timbu foi denunciado pela infração do artigo 213, incisos II e III do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de "invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo" e "lançamento de objetos no campo ou local da disputa" e recebeu punição, convertida em multa de R$ 4 mil.

VEJA MAIS CONTEÚDO SOBRE O NÁUTICO
Show Player

TAGS
Clube Náutico Capibaribe Santa Cruz Futebol Clube Semifinais
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory