A relação entre Ronaldinho Gaúcho, o Grêmio e a torcida tricolor não é das melhores faz tempo. A saída para o PSG e anos depois o acerto com o Flamengo, deixaram a situação conturbada para o craque.
Aos 42 anos, Ronaldinho Gaúcho foi revelado pelo Grêmio no final da década de 1990 e se tornou um ícone do futebol mundial, com títulos coletivos e individuais.
O talento de Ronaldinho Gaúcho em campo virou tema para um documentário produzido pela FIFA. Nas gravações, o pentacampeão e melhor do mundo por dois anos falou sobre a passagem pelo Grêmio.
"O Grêmio sempre foi minha casa", afirmou Ronaldinho Gaúcho. A declaração aparenta ter muito significado para Ronaldinho Gaúcho e pode ter valor também para os torcedores do Grêmio.
POLÊMICAS ENTRE RONALDINHO GAÚCHO E GRÊMIO
Em 2001, Ronaldinho Gaúcho era uma das maiores revelações do futebol mundial. O PSG conseguiu contratar o jogador, mas a diretoria do Grêmio na época alegou não ter feito parte da negociação.
Após a consagração no futebol, Ronaldinho Gaúcho negociou o retorno ao Brasil com Palmeiras, Flamengo e Grêmio. O clube gaúcho teria preparado uma festa de apresentação do jogador.
No entanto, Ronaldinho Gaúcho optou pelo Flamengo e aumentou o ódio da torcida do Grêmio, que considerou como o episódio como uma segunda "traição".