Pelo menos 13 pessoas morreram nas inundações na costa leste da Austrália, que foi atingida fortemente por uma tempestade. A água tomou conta da cidade, submergindo casas, ruas e pontos turísticos.
O maior estádio da Brisbane, Lang Park, foi transformado em uma grande piscina de água escura.
Mais de 30 alertas de evacuação foram emitidos de Brisbane a Sydney e várias barragens correm o risco de transbordar, com algumas perto de Sydney enfrentando o risco de quebrar.
Sydney
A tempestade se move direção a Sydney, a maior e mais populosa cidade do país, nesta quarta-feira (2), onde centenas de milhares de pessoas estão em risco, segundo os serviços de informação.
Uma semana de fortíssimas chuvas fez com que rios e reservatórios transbordassem, causando caos em uma área de 800 quilômetros de extensão.
A represa de Warragamba, a principal de Sydney, atingiu a capacidade máxima e começou a transbordar na manhã de quarta-feira (2), afirmou Toole.
Na cidade costeira de Ballina, em Nova Gales do Sul, cerca de 55 pacientes foram transferidos de um hospital durante a noite, antes da chegada de um maremoto de água do mar misturado com a água do rio Richmond, que havia transbordado.
Os cientistas dizem que as mudanças climáticas tornaram os incêndios, inundações e ciclones na Austrália mais frequentes e intensos.
"A Austrália está na linha de frente das mudanças climáticas severas. As temperaturas estão subindo mais rápido na Austrália do que a média global e temperaturas mais altas significam que a atmosfera retém mais umidade e as chuvas se tornam mais extremas", disse Hilary Bambrick, especialista da Universidade de Tecnologia de Queensland.